Revista Jardins

Conheça o Ficus benjamina

ficus benjamina

 

Uma planta versátil para interior e exterior também muito fácil de cuidar.

 

O Ficus benjamina é uma planta de folha persistente, originária das florestas tropicais e subtropicais da Ásia e que é multifacetada, adaptando-se facilmente ao nosso clima temperado e ao interior das nossas casas.

As suas pequenas folhas brilhantes podem ter diferentes tons de verde, mais escuro e mais claro ou variegada, consoante a variedade. O tronco é cinzento e as raízes superficiais podem tornar-se agressivas se deixarmos o Ficus crescer muito.

 

Nome científico: Ficus benjamina.
Nome vulgar: Ficus.
Particularidade: Planta versátil que pode ser utilizada no interior ou no exterior.
Local de plantação: Pleno sol ou meia-sombra.
Tipo de solos: Solos bem drenados.
Utilização: No jardim como árvore de sombra, arbusto isolado ou sebe; em vaso, numa varanda ou no interior com muita luz.

 

 

Utilização

O Ficus é uma planta muito versátil. No nosso País, é mais procurado para planta de interior, mas também pode ser utilizado como árvore de sombra, pode ser mantido em forma arbustiva e é uma excelente planta para criar sebes. Como tem a folhagem densa e aceita muito bem a poda, é frequentemente utilizado para criar formas topiadas em bola. Os seus caules flexíveis também permitem originar troncos entrançados ou em espiral, muito originais e decorativos.

 

Plantação

No interior, estas plantas devem estar em ambientes bem iluminados e arejados. No exterior, ao sol ou em meia-sombra. Em Portugal, adaptam-se melhor às regiões do litoral com menores amplitudes térmicas, porque podem sofrer com a geada. Os solos devem ser férteis, bem drenados e preferencialmente ricos em matéria orgânica.

 

Manutenção

São plantas rústicas e necessitam de poucos cuidados de manutenção. Devem ser regadas regularmente durante o primeiro ano após a plantação, tornando-se depois menos exigentes em necessidades de água. São também pouco vulneráveis a doenças. Devem ser podadas para manter a sua forma e aceitam bem as podas mais drásticas, se necessário. As fertilizações devem ser regulares, sobretudo se a planta for mantida em vaso. Devem também ser transplantadas para um vaso maior de tempos a tempos quando as raízes preencherem todo o substrato.

 

Fique a saber tudo sobre a Ficus lyrata

 

Pode encontrar este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.


 

Exit mobile version