Revista Jardins

Cozinhar com rosas? Sim, é possível

rosas
Do canteiro para o prato: as rosas são um ingrediente original para criar pratos surpreendentes.

Sabia que as rosas são comestíveis? É verdade. Por cá, estas flores preferem-se em vasos, sendo a sua utilização na gastronomia pouco praticada e conhecida. Mas, noutros locais do mundo, o panorama é diferente. “Em países como a Argélia ou a Tunísia, as rosas são usadas para aromatizar pratos como o cuscuz e algumas receitas de borrego estufado,” segundo o livro A horta-jardim biológica de Mariano Bueno e Jesús Arnau.

E não é por acaso. As pétalas das rosas são dotadas de um sabor que vai do doce ao ligeiramente picante, explicam os autores, e podem ser usadas em receitas doces, saladas, compotas ou bolos. “Todas as espécies de rosa são comestíveis, sendo que os seus frutos contêm um elevado teor de vitamina C”, acrescentam.

Porque não experimentar fazer uma receita criativa com rosas para surpreender a família e os amigos?

Tome nota

Propriedades medicinais da rosa

Além de rica em vitamina C, a rosa, especificamente as pétalas, tem um efeito sedativo suave, é antidepressiva e anti-inflamatória. A água de rosas tem o poder de aliviar a vista cansada.

Receita: bolo de chocolate com creme de rosas

Depois de ler sobre as delícias da rosa, provavelmente ficou curioso. Este é um (delicioso) exemplo de uma sobremesa que inclui rosa na lista de ingredientes, cortesia do blog Everything is Poetry.

Ingredientes para o bolo
Ingredientes para o creme de rosas

Veja como fazer aqui.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version