Revista Jardins

A cultura da beringela

A beringela é o fruto da planta Solanum melongena, uma solanaceae arbustiva anual, originária da Índia, considerada de fácil cultivo e que pertence à mesma família do tomate, da batata e do pimento.

Segundo alguns historiadores, o cultivo da beringela começou como planta ornamental, na Índia, há cerca de 4000 anos, tendo chegado à Europa no século XIII através dos árabes da Península Ibérica, que eram e ainda são grandes apreciadores deste fruto.

Quando comprar, opte pelas beringelas mais firmes e que apresentem uma cor uniforme, forte e brilhante. Nunca escolha as beringelas com manchas ou enrugadas e que estejam muito maduras, pois geralmente são amargas. Para retirar o gosto amargo da beringela, pode cortá-la ao meio e esfregá-la com sal, ou então, pode deixá-la coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante 15 a 20 minutos.

Para conservar as beringelas, depois de cortadas, lave, escorra, seque com papel absorvente e guarde no frigorífico; assim, podem durar de uma a duas semanas. Existem diferentes variedades de beringela, em função do tamanho, da cor (podem ser de um roxo muito escuro, brancas ou com riscas lilases) e da forma (alongada ou arredondada), sendo a mais comum entre nós a roxa-escura e alongada, mas se for apreciador, prove a branca, pois acho que vai ficar surpreendido pela positiva.

A beringela tem propriedades capazes de reduzir o colesterol, especialmente o LDL (conhecido como colesterol mau), diminuir a pressão sanguínea, além de ser recomendada nos casos de artrite, diabetes e inflamações da pele em geral. Tem pouquíssimas calorias, cada 100 gramas do vegetal cru tem cerca de 26 calorias. Por este motivo, é uma excelente opção para quem quer perder peso.

Cuidados do cultivo

A beringela é uma planta tropical que necessita de temperaturas acima de 20° C para se desenvolver bem. Por isso, plante em local quente e soalheiro. O solo deve ser rico e é importante mantê-lo húmido. Se semear, pode deixar as sementes em água por 24h antes de as pôr na terra e depois semeie em estufa, pois, para germinar, necessitam no mínimo de 24° C.

Transplante assim que as novas plantas tiverem tamanho suficiente para serem manuseadas e mantenha uma distância de 40 a 50 cm entre elas. Dependendo do porte da variedade a cultivar e do tamanho dos frutos, a beringela pode precisar de tutores para que a planta ou seus ramos não caiam. As plantas podem ser amarradas com cuidado a estacas verticais ou podem ser usados outros suportes, como por exemplo, suportes circulares de arame apropriados para este fim.

A colheita das beringelas inicia-se de três a seis meses após o plantio, dependendo da variedade e das condições de cultivo. Os frutos são colhidos quando estão bem desenvolvidos, lustrosos, lisos, com cor brilhante e ainda jovens, pois muito maduros tornam-se opacos, começam a enrugar e podem amargar.

Os frutos devem ser manuseados com cuidado para não sofrerem ferimentos que podem acelerar muito a sua deterioração. Para a colheita, o melhor é usar luvas e uma tesoura de poda, pois o fruto é muito difícil de arrancar e pode ser espinhoso junto ao caule.

Sabia que?

Apesar de ter chegado à Europa no século XIII, a beringela só foi aceite como alimento em toda a Europa no século XVIII. Até lá foi utilizada pelos italianos e ingleses somente como planta ornamental.

Conhecida como “maçã louca”, a beringela era acusada de causar insanidade. Os franceses, inclusive, acreditavam que ela seria capaz de causar epilepsia. O nome beringela é oriundo do termo persa badnjan, mas ela também é conhecida como “planta dos ovos” (eggplant em Inglês), que vem da variedade branca com formato de ovo, existe até uma variedade que se chama “Easter Egg” (Ovo de Páscoa).

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version