Revista Jardins

Fruteira do mês: Pera-melão

Uma fruta baixa em calorias, refrescante e hidratante, pelo seu alto teor de água, e rica em vitaminas A e C, assim como cálcio.

pera-melão

A pera-melão (Solanum muricatum) é um pequeno arbusto originário da América do Sul, nomeadamente das zonas montanhosas dos Andes. O atual Peru será provavelmente o habitat original. Do mesmo género do tomateiro, da batateira e do tamarilho, é um parente muito menos conhecido, mas que, nos últimos anos, com o desenvolvimento de novos cultivares, com várias formas e cores, tem alcançado alguma popularidade em mercados como o Japão, a Europa e a América do Norte.

Algo que também contribui para a disseminação deste fruto é o facto de ser uma fruta baixa em calorias e adequada a uma alimentação saudável. Hoje em dia, além da América do Sul, a pera-melão é cultivada em países como os Estados Unidos da América, a Nova Zelândia, a Austrália, o Chile, Israel, ou Espanha e apresentada no mercado como uma novidade exótica e atraente.

Ficha técnica da pera-melão

Origem: América do Sul, na região andina.

Altura: Até 60 centímetros.

Propagação: Sobretudo vegetativa, raramente por sementes.

Plantio: Primavera.

Solo: Dá-se bem em diversos tipos de solos, mesmo os pobres.

Clima: Prefere climas temperados.

Exposição: Sol pleno, abrigada dos ventos.

Colheita: Verão, início do outono.

Manutenção: Regas, mondas, fertilização.

Cultivo e colheita

O cultivo da pera-melão é bastante fácil, é um arbusto que se dá bastante bem em vasos ou noutros pequenos espaços. A planta é perene, mas tem sensibilidade ao frio, a algumas doenças e a pragas, pelo que em plantações comerciais costuma ser replantada anualmente. 

A propagação deve ser feita na primavera, e é principalmente com recurso a estacas, uma vez que as sementes são de difícil germinação, além de que o crescimento a partir de semente é lento e as plantas cultivadas desta forma são pouco fiéis à variedade. As zonas junto ao mar, com humidade, protegidas dos ventos e sem geadas são particularmente propícias ao cultivo desta planta, que, embora seja cultivada nos Andes até 3000 metros de altitude, sofre com as geadas e com o frio intenso.

A pera-melão é uma espécie pouco exigente em solos e em fertilização, crescendo mesmo em solos pobres. Como já dissemos, não é uma planta que requeira muito espaço, pode ser cultivada em vasos, o que permite que cresça mesmo numa varanda ou terraço e é adequada a quem se inicia no cultivo de frutíferas.

A forma mais comum é um fruto oval de cor amarelada, ficando mais escura quando vai amadurecendo e com algumas riscas roxas, mas já existem variedades com outras cores (cor de laranja, vermelho, verde, arroxeado, branco e roxo ou roxo) e diferentes formatos (elipsoidal ou redondo).

A sua conservação não é das melhores e, como tal, o consumo deve efetuar-se rapidamente, após a colheita. Este é também um dos motivos pelo qual durante muito tempo a pera-melão se manteve limitada à América do Sul.

Manutenção

Para obter uma boa colheita, as regas são importantes, pois a tolerância à seca da pera-melão é baixa. Mesmo nas plantas adultas bem estabelecidas, a falta de água afeta a qualidade das frutas.

Estas plantas são partenocárpicas, produzem fruto mesmo sem polinização, mas a polinização favorece o tamanho e a qualidade do fruto, pelo que ter mais do que uma planta e próximas será benéfico.

Em muitos casos é necessário replantar as plantas anualmente para conseguir manter o seu vigor e a sua produtividade. Convém preparar algumas estacas de plantas vigorosas e sem doenças pensando no possível plantio do ano seguinte.

Pragas e doenças

A pera-melão é bastante sensível a pragas e doenças, nomeadamente àquelas que também podem afetar os tomateiros e as batateiras, pelo que devemos cultivar as peras-melão afastadas daquelas plantas. Quanto a doenças, destacam-se o míldio, o oídio e o vírus do mosaico do tomateiro.

Diversas pragas podem atingir as peras-melão, afetando a saúde da planta e em consequência também a produção de frutos. Destacam-se os afídios, a mosca-branca, o aranhiço-vermelho ou os escaravelhos-da-batateira. A prevenção e a vigilância são de especial importância quando o cultivo da pera-melão é feito em estufa, visto que baixos níveis de humidade facilitam a propagação de algumas das espécies que as danificam.

Propriedades e usos

A pera-melão é sobretudo consumida em fresco, com um sabor suave que lembra tanto a pera como o melão. Também pode ser consumida em saladas, quando está menos madura, ou em sumos e outros preparados mais elaborados.

É uma fruta refrescante e hidratante pelo seu alto teor de água e sabe melhor no verão, quando as temperaturas são mais elevadas, tal como frutas com características semelhantes, como a meloa, o melão ou a melancia.

Com bons conteúdos de vitaminas A e C, de cálcio, e baixo em calorias, este fruto é uma boa opção para quem deseja seguir uma alimentação mais saudável.

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


 

Exit mobile version