Revista Jardins

Hotel Valverde Santar

 

Dia 26 de julho tive a grande alegria de ir à inauguração do novo Hotel Valverde em Santar, um Boutique Hotel de 5 estrelas bem no centro do país que promete dar que falar. É um sitio verdadeiramente único e mítico, mas para mim foi especial pois tinha assistido ao início de todo o processo.

Para quem não conhece Santar, é bem perto de Nelas, uma das vilas mais bonitas de Portugal, que tem um projeto único no país, o Santar Vila Jardim de que já falámos aqui. Uma ideia do José Luís Vasconcellos e Sousa, um dos proprietários da Casa de Santar, a que juntou o seu irmão Pedro, o João Ibérico Nogueira, D. Miguel de Bragança e outros proprietários e os seus jardins. Tive a sorte de poder participar neste projeto a convite da minha amiga e colega Susana Morais, pois fizemos ambas parte da equipa liderada pelo Fernando Caruncho, o grande maestro deste projeto.

 

 

Depois de toda a intervenção que elevou Santar à Vila Jardim que é hoje em dia, ligando os jardins entre si, e transformando-os, projeto que convido toda a gente a visitar.

Era absolutamente necessário criar oferta de alojamento e restauração, surgiu então a ideia de transformar a Quinta das Fidalgas, propriedade da família Bragança e onde D. Miguel vivia grande parte do ano, num Hotel. A família Bragança concordou com o projeto e o José Luís teve a ótima ideia e de ir buscar para parceiro, o seu grande amigo Pedro Mendes Leal, proprietário do grupo Valverde com hotéis em Lisboa e Porto.

Começou um longo processo de negociações, financiamentos, definição de projetos e de parceiros, obra e finalmente o hotel abriu. Confesso que foi com alguma emoção que cheguei à receção, fui recebida pelo próprio Pedro Mendes Leal e fotografada pois era a cliente numero dois.  Uma honra que não vou esquecer e que bonita  a minha suite com uma varanda para o jardim!

O hotel tem 21 quartos e suites, todos eles primorosamente decorados e com áreas que variam entre os 22 m2 e os 43 m2, tudo pensado ao pormenor, uma elegância sofisticada onde o menos é mais.

 

 

Projeto de decoração de interiores

Tive direito a uma visita guiada com o diretor Luís Vicente a quem muito agradeço que me mostrou as magnificas salas, jardim, SPA e restaurante.  Tive a felicidade de encontrar o José Pedro Vieira, responsável pela decoração do hotel, onde só me apraz dizer que nada falta e nada está a mais, não mexia em nada. Está tudo no sítio certo, tudo foi impecavelmente recuperado e restaurado, todas as peças da casa foram usadas e as peças que foram introduzidas casam na perfeição com o existente.

É tão difícil fazer algo assim, que à primeira vista até pode parecer fácil, mas não é. Destaco a sala dos pratos com o seu teto absolutamente único e a biblioteca em que o trabalho de restauro foi fabuloso e a introdução da lareira também.

 

 

A varanda e os jardins

A grande mais valia deste hotel é estar inserido numa propriedade de 4 hectares de vinha e três hectares de jardim, uma parte da vinha é ondulante que se pode ver a partir de um quiosque em madeira desenhado por Fernando Caruncho e inspirado no de La Granja em Segovia, uma peça de que gosto muito e que nunca me canso de visitar. Aconselho a que façam o caminho pela alameda das árvores centenárias e que desçam pelo meio da vinha.

Não posso deixar de referir um dos meus locais favoritos, a varanda, onde se toma o pequeno almoço, as varandas da beira são uma instituição, a da Casa de Santar é igualmente uma beleza e esta é magnifica. Da varanda vêm-se os jardins e a paisagem e mais do que ver sente-se.

Os jardins abrem-se para a paisagem e a piscina/tanque está enquadrada com oliveiras o que lhe confere muita graça. Foram mantidas grande parte das árvores centenárias, criada uma horta que vai servir o restaurante e um pomar onde será semeado um prado.

Os jardins abraçam o hotel, e a vinha abraça o jardim, e a paisagem abraça tudo… só vindo ver é que percebem. Pois é esta a essência de Santar Vila Jardim, os jardins saem das casas, abraçam-se uns aos outros.

 

 

O restaurante e o Spa

O SPA e o restaurante de desenho moderno estão também ambos muito bem inseridos na arquitetura e na paisagem e irão fazer parte de todo o programa de visita. Uma vez que o restaurante – Memórias, que foi buscar o nome a um dos vinhos premiados produzido com vinho do local, é da responsabilidade do Chef Luís Almeida considerado um dos melhores chefs da região. O SPA será gerido pela Clinica Viver e terá tratamentos feitos à medida de todas as necessidades , desde programas detox, emagrecidmento, rejuvenescimento, hidroterapia do cólon, etc.

O hotel terá à disposição dos hospedes uma série de atividades, workshops vários, passeios a pé, a cavalo, de bicicleta, aulas de ginástica com personal trainer, piqueniques, visitas guiadas a Santar Vila Jardins, etc.

 

 

A inauguração

Foi uma sucessão de momentos muito bonitos, uma Garden party cheia glamour, de música, alegria e muitas pessoas diferentes a celebrar um momento feliz. Mas desde manhã que toda a população de Santar teve oportunidade de visitar o espaço, toda a população foi convidada a celebrar, com um almoço e festa aberto a todo com o rancho e a banda, missa e uma verdadeira romaria.

A emoção do José Luís Vasconcellos e Sousa, do Pedro Mendes Leal, do João Ibérico Nogueira, D. Isabel de Bragança, Diretor do Hotel, demonstrou bem o especial este momento foi.

 

 

A minha descoberta de Santar

Tenho de partilhar o que sinto em relação a Santar. Vim aqui a primeira em 1998, não conhecia a vila nem ninguém aqui… Vim com a minha amiga Ana Luísa Soares, hoje diretora do Jardim Botânico da Ajuda, viemos fazer um levantamento dos jardins históricos com potencial turístico para o Fundo de Turismo. Vimos a Casa de Santar, a Casa do Soito, a Casa das Fidalgas e lembro-me que ficamos fascinadas com Santar. Uma vila que parecia parada no tempo e com uma densidade de casas e jardins lindos no mesmo espaço. Mal eu sabia que muitos anos depois iria participar num projeto tão extraordinário como Santar Vila Jardim.

Em Santar sente-se a verdadeira essência da Beira e neste hotel sente-se a Beira, a história, a paisagem, e o amor que foi posto em todo este projeto. Parece que estamos num filme de onde não nos apetece sair.

 

Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Exit mobile version