A Husqvarna desenvolveu o HUGSI (Husqvarna Urban Green Space Index), uma solução via satélite baseada em inteligência artificial que contribui para que os responsáveis possam agora monitorizar a proporção e a saúde dos espaços verdes em todo o mundo.
Ao aplicar a visão computacional e as técnicas de aprendizagem profunda às imagens de satélite, o HUGSI fornece assim perspectivas sobre o estado atual e o desenvolvimento histórico da vegetação e do ambiente envolvente nas áreas urbanas. Isto torna possível descobrir como são realmente as cidades verdes e se a densificação está a reduzir a quantidade de espaços verdes urbanos.
O indicador HUGSI 2019 fornece perspetivas ecológicas que abrangem todas as cidades do grupo C40, e também Bruxelas (Bélgica), Marselha (França), Genebra (Suíça) e Gotemburgo (Suécia).
Isto perfaz um total de 98 cidades em 51 países que são classificadas de acordo com alguns Indicadores Fundamentais de Desempenho (KPI) ecológicos, incluindo:
- Maior percentagem de espaços verdes urbanos
- Vegetação mais saudável
- Maior percentagem de áreas urbanas cobertas por relva (e arbustos com menos de 1 m de altura)
- Maior percentagem de áreas urbanas cobertas por árvores (e arbustos com mais de 1 m de altura)
- Melhor distribuição de espaços verdes
- Mais espaços verdes por habitante
Prémio de vencedor global da cidade mais verde
Atribuído a Durban, África do Sul. É a cidade com maior pontuação geral a nível global.
O Rio de Janeiro, no Brasil, ficou em segundo lugar e, em terceiro, a cidade de Austin, nos EUA. Estas cidades obtiveram pontuações elevadas em relação à percentagem de espaços verdes combinada com uma ótima distribuição e saúde da vegetação.
Os vencedores por regiões são:
- África: Durban, África do Sul
- Ásia Centro-Leste: Pequim, China
- Leste, Sudeste Asiático e Oceânia: Auckland, Nova Zelândia
- Europa: Genebra, Suíça
- América Latina: Rio de Janeiro, Brasil
- América do Norte: Austin, EUA
- Ásia Meridional e Ocidental: Daca, Bangladesh
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.