Decoração Jardins

Espaços verdes e familiares

Os jardins existentes numa casa familiar devem ser criados considerando que o espaço vai ser utilizado por todos os membros familiares de formas diferentes, com objetivos diferentes.

Se imaginarmos um jardim de uma casa de família, devemos pensar que os pais irão querer desfrutar do espaço para ler, repousar e conviver com os amigos em volta de uma mesa com um churrasco a acompanhar. Os filhos, porém, vão procurar um espaço que pode ser um relvado para jogar à bola, correr e brincar com os amigos, numa área que deve ser ampla e livre de obstáculos.

Existe uma possibilidade muito vasta de espaços diferentes, para o convívio de toda a família num jardim, que não caberia neste artigo. Por este facto, vou-me centrar um pouco em dar algumas ideias para poder criar pontos de interesse e úteis no seu jardim.

Caixas de areia

É o local ideal para a brincadeira das crianças. Seguro e simples de executar, permite que as crianças brinquem tranquilamente enquanto os pais podem descansar. Para criar este espaço, pode optar por cavar um buraco no chão com a dimensão desejada. Tem de ter pelo menos 50 a 60 cm de profundidade para conseguir obter uma camada de areia suficiente para não se misturar com o solo existente por debaixo.

Para delimitar o espaço, pode utilizar tábuas de madeira tratadas, sem arestas vivas e sem farpas, pelo que deve escolher uma boa madeira. Para criar uma maior separação deste espaço para os outros no mesmo jardim, plante ervas aromáticas como a alfazema e a santolina. Procure basear a sua escolha em plantas que não sejam agressivas do ponto de vista de textura e que não sejam venenosas se forem ingeridas.

Plantas a evitar

Porque algumas plantas podem causar problemas complicados, as seguintes plantas devem ser evitadas:

Causadoras de urticária
  • Euphorbia schilingii;
  • Echium vulgare;
  • Ruta graveolens.
Venenosas mais comuns
  • Aconitum;
  • Calla palustris (Jarro);
  • Digitalis (Dedaleira);
  • Laburnum;
  • Nerium oleander (Loendro),

Labirintos e espirais floridos

Os labirintos e as espirais são elementos fáceis de criar de uma forma temporária ou mais permanente, conforme queira ou não ir mudando o aspeto deste espaço. Podem ser criados com plantas anuais ou sazonais, como os Narcisos, as Tulipas e as Iris. permitindo renovar a plantação mais de uma vez por ano.

Pode também optar por plantas vivazes e perenes, como o Euonymus, os Buxus sempervirens e a Aucuba, que permitem podas de forma a criar estilos e efeitos diferentes. Se pretender criar este espaço de uma forma mais permanente, pode optar por pavimentá-lo com madeira, pedras ou seixo, ou mesmo uma mistura de todos de uma forma aleatória.

Foto: Pixabay

Atração da vida animal

Um jardim familiar fica muito mais interessante e completo com vida animal. Uma vez que esta proporciona também a aprendizagem por parte das crianças sobre os hábitos dos animais, comportamentos e possibilidades de interação com os mesmos. Se considera esta ideia interessante, deixo ficar várias ideias que podem ser concretizadas para atrair vida selvagem, tais como:

  1.  Criação de um lago;
  2. Construção ou aquisição de ninhos para pássaros. Informe-se com o Instituto de Conservação da Natureza ou uma Associação Ambiental local, dos vários tipos de ninhos para os pássaros existentes na sua região;
  3. Banheiras ou pequenos recipientes para pássaros, que não só atraem estes animais para o seu jardim como também podem servir como um elemento decorativo e refrescante;
  4. Flores silvestres, que irão decorar e dar cor ao seu jardim e servir de alimento aos pássaros, que procuram o seu néctar.

Horta em casa

Seguindo a ideia de criar um elemento lúdico, formativo e economicamente interessante no seu jardim, encontre um espaço para construir canteiros de legumes ou ervas aromáticas. Assim, a família pode-se juntar para plantar e colher, aprender mais sobre esta área e conseguir ter sempre legumes e ervas frescas em casa para os cozinhados. Pode criar estes canteiros construindo caixas de madeira e enchê-las com substrato adequado, ou mesmo escolher um espaço de terreno livre para cultivar.

As árvores de fruto podem sempre ser colocadas, porque não têm necessariamente de ocupar muito espaço para produzir fruta.

Divirta-se a criar o seu jardim familiar, sem esquecer que será sempre um espaço para todos.

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar