Revista Jardins

Iberflora 2023

 

Valência, 3 a 5 de outubro 2023

 

Esta é a grande feira de plantas da Península Ibérica. Este ano o balanço da feira foi muito positivo, com um franco aumento da internacionalização, com mais 30% de visitantes e compradores  estrangeiros de países como Portugal, Holanda, Costa Rica, Itália, Japão, Chéquia, Reino Unido, Panamá, Roménia, Arábia Saudita, Alemanha, Bélgica, França, etc.

No mercado espanhol também houve uma consolidação e um crescimento de 5%. Esta é sem dúvida cada vez mais a feira de referência do sector das plantas, flores e paisagismo no mercado ibérico.

Além do negócio, este é também um fórum de debate, apresentações, workshops, conferências, este ano também muito virado para a sustentabilidade, uma vez que em 2024 Valência é Capital Verde – foram feitas várias apresentações subordinadas a este tema.

 

Produção de plantas e alteração climática

Ao nível da produção, este tema do aumento das temperaturas e da falta de água é cada vez mais presente. Há uma maior oferta no mercado de plantas mediterrânicas, plantas da flora dunar, catos e suculentas, cicadáceas, Yucca, palmáceas, etc.

Não só em maior quantidade, como em maior variedade. Encontramos aqui os grandes produtores espanhóis.

 

 

Expositores portugueses

A Viplant, Viveiros de plantas do Algarve, um dos mais antigos e mais conceituados produtores de plantas em Portugal, está sempre presente na Iberflora com as suas plantas de grande qualidade. Uma referência no mercado nacional e internacional. Especializados em plantas mediterrânicas.

O produtor de catos e suculentas Verde Azeitona também está sempre presente na Iberflora, onde já conquistou o mercado ibérico com a grande variedade das suas coleções de Stapelias, Haworthias, crássulas, Echeverias, etc.

 

Leia também:

Feiras de plantas e jardinagem: Iberflora

 

 

Plantas ornamentais

Gosto sempre de conhecer novas empresas e de ficar algum tempo a falar com os expositores. Desta vez a Sempreflora foi uma ótima descoberta, são especialistas na produção de plantas ornamentais de época, nomeadamente nos Cyclamen Morel Absolu, tendo o seu exclusivo em Espanha; são os únicos Cyclamen no mundo com aroma e são magníficos!

Produzem várias outras plantas de época como cravos-túnicos, crisântemos, ranúnculos. Aromáticas várias, caso de tomilhos, alecrim, alfazemas, hortelãs, etc., entre muitas outras.

Também a Flora Toscana, grande parceira da Jardins desde a primeira hora tem a sua presença nesta feira mostrando a grande qualidade das suas plantas, nomeadamente das suas proteáceas de que são os grandes especialistas na produção na Europa. Nesta feira estão no stand do seu distribuidor em Espanha as Semillas Iluro onde está também a Giromagi, o maior produtor de catos e suculentas italiano.

 

 

Vasos e floreiras

O plástico reciclado está na ordem do dia, mas o barro e a cerâmica voltaram a ser uma grande tendência. Floreiras grandes para varandas e terraços são cada vez um produto com mais procura. Um dos meus produtos favoritos na feira foram as floreiras Domino, modulares, de várias dimensões, e com vários tipos de acabamentos, para todos os gostos.

 

Design floral

Este é um sector sempre muito bonito da feira, com os vários profissionais da área a mostrarem diariamente o que de melhor sabem fazer. A exposição dos arranjos florais, tem verdadeiras obras de arte, em que as flores são trabalhadas de uma forma extraordinária, desde o arranjo mais simples ao mais exuberante.

 

 

Leia também:

Flormart

 

Saiba mais:

https://iberflora.feriavalencia.com | https://viplant.pt | www.verde-azeitona.com/ | https://sempreflora.es | http://dominoflowerbox.com | https://www.floratoscana.it | https://www.giromagi.com/en | http://semillasiluro.com | https://cgodinho.comwww.moasure.comwww.coplant.eswww.planthispania.comwww.forest-style.comwww.culticash.comwww.hibreeding.comwww.vivercid.comhttps://poleplants.comwww.viverosbermejo.eshttps://cactuserrano.eswww.horticulturacantallops.comhttps://olivosornamentales.comwww.piantefaro.comwww.rosalesferrer.com

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Exit mobile version