Lifestyle

Feiras de plantas e jardinagem: Iberflora

Iberflora

4-6 outubro – Valência

Nestes três dias em Valência, reuniu-se se o melhor da produção de plantas da Península Ibérica, com Espanha com todas as suas grandes empresas de produção de árvores, palmeiras, catos e suculentas, arbustos, herbáceas, todo o tipo de herbáceas, plantas aromáticas, hortícolas, etc.

Pude também ver uma boa mostra de algumas das melhores empresas de produção de plantas portuguesas e também algumas empresas italianas.

Embora o forte desta feira seja o material vegetal, também estavam presentes algumas empresas de vasos, floreiras, ferramentas de jardinagem, máquinas, BBQ, mobiliário de jardim, flores de corte, equipamento e decoração para floristas.

Esta é uma feira onde são muitos os visitantes profissionais portugueses. Tive ocasião de encontrar muitas pessoas que trabalham no meio da jardinagem em Portugal, seja na produção ou comercialização de plantas ou na construção de jardins.

Monterosa / Viplant

Árvores e palmeiras

Consegui visitar esta feira com tempo e perceber que de facto a produção de plantas em Espanha tem uma grande qualidade, principalmente ao nível das árvores de grande porte, pois tem disponíveis muitas variedades de árvores ornamentais para todo o tipo de mercado, quer para arruamentos, quer árvores monumentais para uso privado, condomínios de luxo, hotéis, etc., bonsais gigantes, uma enorme diversidade de citrinos, com produtores especializados neste tipo de plantas.

Em relação às palmeiras, havia-as de todo o tipo e de dimensões enormes, com viveiristas com grandes coleções de palmeiras de uma elevada qualidade.

Plantas arbustivas e herbáceas

Além das árvores, ao nível de arbustos, herbáceas, trepadeiras, catos e suculentas, plantas aéreas, aquáticas, orquídeas, plantas tropicais, mediterrânicas, australianas, etc., a oferta de plantas é enorme, diversificada e de muita qualidade, com a presença dos maiores nomes da produção de plantas em Portugal como a Viplant, Viveiros Monterosa ou Planta Livre, mas também gostei de ver viveiros mais pequenos mas especializados e de grande qualidade como os Verde Azeitona, produtores de catos e suculentas, que estavam presentes e que estão a ter grande sucesso no mercado espanhol. 

As plantas mediterrânicas têm aqui uma grande representação, quer ao nível das árvores como as oliveiras, figueiras, citrinos, romãzeiras e outras árvores de fruto, quer ao nível de arbustos como os medronheiros, loureiros, loendros, murtas, alfazemas, alecrins, urzes, etc.

As plantas tropicais como as palmeiras têm também uma grande representatividade e procura nesta feira.

Os grandes viveiristas espanhóis como a Vivercid, a Coplant, os Viveiros Serrano, entre outros, estavam todos presentes com grandes novidades e grande variedade de plantas, pois esta é sempre uma época de apresentações de muitas novidades.

Um dos maiores produtores de plantas italianos, a Flora Toscana (que representa mais de 200 produtores) estava presente, junto com o seu representante espanhol Semillas Iluro e com a Giromagi, também seu associado e o maior produtor de catos e suculentas italiano.

Verde Azeitona

Horticultura e jardinagem urbana

Esta continua a ser sem dúvida uma das grandes tendências de mercado, que já tinha visto em França em Angers e que aqui se confirma, é muito grande a oferta de variedades de soluções para cultivar em pequenas hortas no jardim ou na varanda, em floreira ou em vaso. Há uma grande variedade de plantas adaptadas para serem cultivadas em pequenos espaços e cada vez mais sementes biológicas variadas para quem
tiver gosto e quiser experimentar começar a sua horta do zero.

Empresas como a Battle têm uma gama enorme de soluções para todo o tipo de jardineiro e horticultor urbano.

Também ao nível dos substratos, são cada vez mais as soluções biológicas para que se consigam cultivar hortícolas e aromáticas de forma saudável, sem recurso a qualquer produto químico. Também as gamas de sementes, fertilizantes e produtos fitossanitários biológicos existem em cada vez maior diversidade e qualidade, o que é importante para quem quer cultivar de forma sustentável.

Gostei de ver as novidades da Gardena ao nível das ferramentas de jardinagem ecológicas, fabricadas com material reciclado, bem como as mangueiras, que são a grande novidade, e a grande gama de tesouras para todo o tipo de trabalho de jardinagem, que era algo que não existia no mercado e fazia bastante falta.

Também a Artevasi, empresa portuguesa, estava presente com várias coleções de vasos em plástico e também em barro com um design muito apelativo.

Em termos de sustentabilidade, há também uma grande preocupação ao nível dos vasos, principalmente nos de plástico reciclado e reciclável, que são cada vez mais usuais no mercado. Soluções em barro, madeira e materiais alternativos também começam a aparecer.

Há uma grande oferta de relva artificial, uma vez que, com a falta de água, esta começa a ser cada vez mais substituída por outras soluções, confesso que ainda não é uma opção que me convença na maior parte dos casos, apenas em situações pontuais, mas, em termos de qualidade de acabamento e de conforto, tem melhorado consideravelmente, bem como as paredes verdes artificiais.

Plantas mediterrânicas

Prémios Garden Magazine

Esta revista profissional da jardinagem e bricolagem atribui sempre durante a Iberflora prémios aos melhores garden centres, tendo ganho este ano os Viveiros Guzman, Flores Aznar, Hedera Gard, Sa Jardineria, Viveros Mogan, Jose Peres Flores y Plantas, entre outros garden centres espanhóis. O prémio para o melhor garden center português, atribuído pela primeira vez este ano, foi dado à Viplant.

Arte floral, flower design e eventos

Este foi um sector que foi explorado pela primeira vez e com grande sucesso e dinamismo, pois os expositores tinham grande criatividade e era uma zona da feira com uma grande atividade, sempre com apresentações, palestras, demonstrações, workshops e um elevado número de visitantes.

Em termos visuais, as flores, com a sua profusão de cores, formas e aromas, não deixaram ninguém indiferente. Eram muitas as empresas deste sector, bem como as de eventos que aqui estavam presentes.

Conferências e workshops, plantas e flores

Além da grande mostra de expositores, esta é uma feira com uma grande dinâmica paralela, com apresentações de produtos, workshops de arte floral com muitos especialistas desta área a fazerem demonstrações das mais recentes tendências de mercado. Muitas apresentações, palestras também sobre jardinagem urbana, horticultura caseira, rega, tratamentos fitossanitários, bem como muitos show cookings com
chefs a fazerem demonstrações variadas na área do BBQ, sempre muito animada, e com oferta de alimentação de todo o tipo. Tudo isto torna a feira muito apelativa e interessante, permitindo que se vá parando e assistindo a uma série de pequenos eventos com conteúdo de qualidade.

Estava também a decorrer a Eurobrico Feira Internacional de Bricolagem, com expositores e soluções interessantes ao nível de bricolagem, que acaba por ser um complemento para que quem visita a Iberflora possa também visitar os pavilhões deste evento.

 

A Jardins também visitou a Lusoflora e o Salon du vegetal. Vejas as reportagens.

 

Gostou deste artigo? Veja este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube ou nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.


 

Poderá Também Gostar