Fazer uma jarra de papelão pressupõe uma caminhada pela Natureza, e a sua preparação faz-se em poucos minutos!
Com tanta oferta e tantos estímulos de entretenimento passivo, por vezes torna-se complicado decidir o que fazer com os mais pequenos nestes dias de sol que antecedem as férias de verão. Mas concordamos que uma atividade ao ar livre, fácil e acessível, é um programa bastante simpático! Vamos tornar um objeto ‒ vaso ou jarra ‒ 3D em 2D! E os mais pequenos vão-se divertir ao ar livre, apanhando as flores que encontrarem ao longo da sua caminhada (ou aventura!).
A atividade tem inúmeras vantagens: é praticamente gratuita (especialmente se tiverem um pedaço de cartão para reutilizar); podem usar flores que vão encontrando ao longo da caminhada; não precisam de desenhar técnica ou artisticamente bem, basta desenhar um vaso e ir! Esta proposta é uma ótima forma fazer algum exercício físico na Natureza e ainda proporciona momentos giros, mesmo sem tecnologia associada – a não ser no momento de registar o resultado final!
MATERIAL NECESSÁRIO
Um pedaço de cartão
Marcador ou canetas coloridas
Furador ou lápis para furar
Flores e folhas apanhadas ao ar livre
COMO FAZER
DICAS
Se não tiverem papelão, podem usar cartolina ou qualquer outro material resistente; em último caso, podem usar papel comum (apesar de mais frágil).
Caso as crianças sejam mais crescidas, deixe-as desenhar e pintar no cartão. Se ainda são pequenas, sugiro que lhes faça o desenho ou ilustração.
Podem depois procurar o nome de cada flor (ou folha) colhida para que esta atividade possa tornar-se também uma aprendizagem botânica.
Pode ver esta e outras atividades na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube ou através do Facebook, Instagram e Pinterest.