Feira dá a conhecer o mercado das plantas em Portugal
Nos dias 22 e 23 de fevereiro, a feira Lusoflora voltou ao CNEMA, em Santarém, para mostrar o melhor da produção nacional. Com o mote “Juntos por um futuro mais verde”, 60 empresas do setor marcaram presença no evento, desde produtores de plantas ornamentais e plantas de corte, a outras entidades ligadas ao setor.
O primeiro dia foi marcado pela conferência “Plantar jardins – enfrentar as alterações climáticas e promover a biodiversidade”, que contou com apresentações muito interessantes sobre temas atuais e intimamente ligados ao papel que este mercado pode ter na resolução destas problemáticas. O painel de oradores contou com Assunção Cristas, Eva Monteiro, Sílvia Castro e Helena Freitas.
Viveiros nacionais
Estiveram presentes empresas de vários pontos do país, revelando a variedade de produtos que aqui se produz. Uma montra de plantas ornamentais diversas, plantas de corte, suculentas e coníferas.
A Viplant tem uma gama enorme de plantas ornamentais com grande qualidade, onde se destacam as lavandas, as dipladénias, buganvílias e hibiscos. Neste momento, pretendem aumentar a exportação e manter a qualidade que os caracteriza.
A produção de coníferas da Raiz da Terra tem muita qualidade, podendo também destacar-se outras espécies como o buxo ou a Photinia.
A Pavijardim apresentou uma coleção diversa de suculentas, nas quais são especializados, contando com uma produção de mais de 1500 variedades. Especializados em plantas de corte, destaque para os Viveiros Vitor Lourenço com flores lindíssimas e variadas.
Mencionar ainda os Viveiros Monterosa, a Teciplant, Sítio das Plantas e Plantas da Fonte com produções de grande qualidade. As Plantas da Fonte distinguem-se ainda por fazerem construção de espaços verdes.
Os bonsais foram representados pelas empresas Luso-Bonsai e Kensho Bonsai Studio.
A complementar a restante oferta da feira, estiverem presentes empresas como a Siro e a bracarense Decorgomes que apresentou uma amostra dos seus produtos em barro, nomeadamente, vasos, potes e jarras.
Viveiros espanhóis
Apesar de estarem em minoria, os produtores espanhóis fizeram-se notar com as produções de palmeiras, catos, suculentas, citrinos e plantas de interior.
Os Viveros Juan Peixoto têm uma produção de plantas ornamentais de grande qualidade, com espécies muito usadas nos jardins mediterrânicos como as camélias, o azevinho e a Calluna vulgaris.
A produção do viveiro Axarquia Plants tem grande qualidade e variedade, dispondo de arbustos ornamentais, plantas de interior, palmeiras e catos.
Mencionar a galega Coplant que apresentou uma vasta variedade de coníferas e a Veraleza especializada em plantas de corte.
A feira mostrou o mercado de plantas português, que se distribui um pouco por todo o país e que cada vez mais se apresenta variado, qualificado e sensível às boas práticas ambientais. Nota-se, ainda assim, que as espécies autóctones ainda não são o foco das produções.
Leia também:
Gostou deste artigo? Veja este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube ou nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.