Lifestyle

Feiras Ambiente, Christmasworld e Creativeworld

Feiras Frankfurt - geral

 

Os melhores produtos reunidos em Frankfurt

 

Entre os dias 26 e 30 de janeiro decorreu em Frankfurt, Alemanha, o maior evento de bens de consumo da Europa. Pelo segundo ano consecutivo juntaram-se as três feiras (Ambiente, Christmasworld e Creativeworld) no mesmo espaço e num mesmo momento para potenciar as sinergias e oportunidades de negócio geradas pelo evento.

 

Portugal marcou presença

Marcas de todo o mundo estiveram representadas na feira. Portugal também se fez notar em quantidade e qualidade, sobretudo, nas áreas da cerâmica e cutelaria. Estiveram presentes marcas nacionais como a Vista Alegre que está a celebrar os seus 200 anos de existência, a Bordallo Pinheiro, Borralheira, Mesa, Costa Verde, Costa Nova, Val do Sol, Matcerâmica, Ceriart, Deartis, Primagera, Vasicol, Fonte Nova, EQC, Villacer, LC Loucicentro, CCA e mais. A marcar presença na cutelaria e utensílios de cozinha, encontrámos a Cutipol, a Belo Inox, entre outros.

 

 

A presença portuguesa contou ainda com o espaço “Made in Portugal Naturally”, organizado pela NERLEI Associação Empresarial da Região de Leiria em parceria com a AICEP, que reúne no mesmo stand algumas peças selecionadas de 71 marcas portuguesas. O objetivo é dar a conhecer o que de melhor se produz em Portugal, numa perspetiva global mas com possibilidade de explorar cada marca por si mesma. Filipe Costa Santos, presidente da AICEP, destaca que “Portugal é reconhecido como um país fiável” e “como o país da sustentabilidade”.

 

 

Leia também:

Varanda: a extensão da sala de estar

 

Ambiente

Às habituais áreas de Dining, Living e Giving juntou-se pela segunda vez a área Working que pretende ir ao encontro das novas formas de trabalho, do home office ao trabalho híbrido, com produtos mais pequenos que possam ser facilmente transportados e que nos permitem trabalhar, por exemplo, no aeroporto ou no hotel.

A panóplia de artigos é imensa, com interesse para diferentes mercados e capaz de agradar a todos os gostos. Podemos encontrar peças cerâmicas, de cutelaria, velas e ambientadores, mobiliário ou decoração.

No geral, percebe-se uma tendência para explorar novos materiais e criar designs alusivos a elementos da Natureza, começando o design biofílico a ganhar expressão. A madeira, o ferro e a verga são uma constante. Usam-se maioritariamente tons claros, neutros e pastel, mas pontualmente surgem algumas linhas de produção ou marcas que optam por tons garridos aliados a designs arrojados.

 

 

Vasos, jardinagem e artigos para exterior

Encontramos jarras, potes e vasos cerâmicos, metálicos ou feitos com materiais reutilizados. Para o exterior ou para interiores, não podemos deixar de destacar marcas nacionais de grande qualidade como a Borralheira, a Fonte Nova, a Ceriart Group ou a Vasicol. A DPI e a D&M têm uma grande variedade de produtos de qualidade. A dinamarquesa Bergs fabrica peças de grande qualidade, em terracota e feitas à mão. A Pajudesign tem vasos que podem ser usados tanto para plantas como para velas. Vasos de grandes dimensões, pode encontrar na Mega Collections.

Com menos frequência surgem peças em vidro onde podemos destacar as marcas espanholas Vidrios San Miguel e Mediterranea que produzem as peças a partir de vidro reciclado. Mencionar ainda os terrários da marca DUIF.

 

 

Quanto aos artigos de jardinagem, além de serem funcionais cada vez mais são esteticamente agradáveis. A sueca By Benson tem ferramentas e roupa de grande qualidade. A Barebones e a Alaskan Maker surgem também com alguns utensílios bastante interessantes.

 

 

Ao nível do mobiliário, a tendência são as peças metálicas e de verga associadas a têxteis lisos e neutros. Além de bancos, encontrámos várias espreguiçadeiras e redes para pendurar. Para completar os espaços, podemos recorrer a iluminação exterior, braseiros e peças decorativas como lanternas.

 

 

Christmasworld

Estas salas são, sem dúvida, as mais deslumbrantes e aquelas que nos transportam para um universo paralelo de cor, magia e glamour. Ao contrário do que encontramos na Ambiente, aqui são usadas mais cores, sem receio dos tons fortes, em celebração da época natalícia, equilibradas com coleções onde sobressai o branco que nos transporta para as paisagens invernais. Mesmo o design é mais arrojado, podendo resultar em animais realistas ou arranjos florais do tamanho de uma pessoa. A inspiração é infindável!

Apesar do impacto visual, a verdade é que existem peças de decoração natalícias, enfeites, iluminação e até embrulhos para todos os gostos.

Uma tendência que parece ter vindo para ficar são as decorações naturalistas: árvores de natal feitas com madeira; enfeites com pinhas, folhagens e flores preservadas; ou pequenos animais dos bosques decorativos.

 

 

Creativeworld

Para quem trabalha ou gosta das áreas criativas, Arts & Crafts e de DIY, esta feira é um mundo! Não estamos a falar necessariamente de desenho e pintura, a arte urbana, o tricot ou a bricolagem são algumas das áreas que ali podemos explorar.  É uma montra de materiais, ferramentas, instrumentos e novas soluções que, em muitos casos, une a criatividade à tecnologia. Poder experimentar o material ou ver artistas a trabalhar com ele em plena exposição, é um fator bastante importante para este setor.

 

Da sustentabilidade à responsabilidade social

O mercado está cada vez mais ciente do seu papel na construção de um futuro melhor e mais verde. Promovem-se os produtos e os métodos que respeitam o ambiente e que garantam uma ética social.

Destacamos a marca nacional Nosse Ceramics que produz artigos de mesa a partir de argila e outros resíduos ou subprodutos. Também numa vertente de upcycle, descobrimos a marca sueca Upcycle do 2M2 Group que produz vasos metálicos e outros produtos de jardinagem a partir dos carros em fim de vida.

 

 

Este evento é importante para o setor do retalho e da decoração e permite, tanto ao mercado como ao consumidor, perceber quais são as novidades e as tendências a cada ano que passa. Além disso, é um impulsionador de negócios e parcerias interessante para empresas de todas as dimensões.

 

Leia a reportagem completa na edição de março da revista Jardins!

 

Mais informações aqui.

 

Leia também:

Conheça a Rita Kapa, criadora de cerâmica orgânica

 

Gostou deste artigo? Veja este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube ou nas redes sociais FacebookInstagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar