Revista Jardins

Páscoa original

Aproveite uma couve para fazer um centro de mesa.

A Páscoa está a chegar e é acompanhada pelas férias dos mais pequenos, assim como por múltiplas tradições familiares, sendo a decoração da casa e da mesa de refeições parte integrante desta celebração. Afinal, é em volta de uma mesa que muitas famílias portuguesas se reúnem nesta data. Assim, depois de se compor a ementa de Páscoa (mais ou menos tradicional), de se tratar de algumas iguarias e de preparar a caça aos ovos, vale a pena pensar no centro de mesa da Páscoa e nos outros elementos decorativos que contribuem para o clima festivo e que proporcionam bons momentos em família. Na hora de criar, a imaginação é a nossa aliada! Sem gastar muito – ou até mesmo nada –, junte a criançada para desenvolverem um centro de mesa que poderá ser composto por uma cesta de ovos pintados, por arranjos com cenouras e rabanetes, por pequenos bonecos associados a esta época (como coelhos, galinhas e pintainhos, por exemplo) ou até… vasos de couve!

Escolham uma couve-lombarda ou de repolho grande para a peça central floral – quanto maior, melhor e mais espaço terão para trabalhar. Depois, inspirem-se no ambiente da casa, na loiça ou toalha da mesa e escolham as flores que melhor combinem – não precisam de ser da mesma cor, podem arriscar em contrastes, tudo é válido desde que fique do vosso agrado! E com tão pouco conseguiremos tornar a nossa reunião familiar mais fresca, original e cativante.

MATERIAL NECESSÁRIO

Couve grande
Flores e verdes à escolha
Copo de vidro
Tesoura
Faca
Água
Marcador

COMO FAZER

DICAS:

Pode-se reaproveitar as folhas soltas da couve que foram retiradas e, com a ajuda de uns alfinetes ou ganchos, complementar a decoração, acrescentando-as à couve. Evitem o desperdício, o interior escavado da couve é maravilhoso para acrescentar a um creme de legumes! Se preferirem, apanhem flores campestres colhidas num passeio pelo campo. Dará um bouquet colorido.

Exit mobile version