Revista Jardins

Plantas penduradas

Quando há falta de espaço ou queremos ter muitas plantas, colocá-las em estruturas suspensas é uma excelente opção.

As plantas suspensas são uma sugestão que deixo a quem pretender tornar a casa mais verde em 2021. São ainda uma boa opção para quem tem animais de estimação curiosos, pois desta forma ficam inacessíveis.

Saiba quais as plantas mais adequadas a colocar em vasos suspensos, que podem ser de plástico, de barro, de verga, etc. Pode usar um cesto suspenso ou colocar um vaso qualquer numa

estrutura de macramé, que voltou a ser uma grande moda, ou de outro material.

Cuidados de manutenção

Usar sempre um vaso com furos de drenagem e fazer uma camada drenante cm argila expandida e geotêxtil. Escolher um substrato orgânico fertilizado e muito bem drenado, adequado às necessidades das plantas.

Regar, deixando sempre o substrato secar entre regas. Fertilizar mensalmente com adubo líquido nos meses de primavera e verão.

Pelo menos no outono e primavera, retirar os vasos do suporte, limpar as partes secas, podar ligeiramente e adicionar algum substrato.

CORAÇÕES EMARANHADOS

CEROPEGIA WOODII

Planta pendente que pode atingir 2-4 metros de comprimento. Muito original com os seus caules longos e finos e com as folhas em forma de coração. Tem uma floração cor-de-rosa muito interessante. Deve ser manuseada com cuidado, pois é muito fácil os caules partirem-se.

Condições de cultivo

Prefere zonas com muita luz, mas sem sol direto. Em Portugal, não aguenta no exterior em zonas com temperaturas muito baixas prolongadas. Gosta de substratos leves e bem drenados, mas ricos em matéria orgânica. Não aguenta excesso de água.

PILEA GLAUCOPHYLLA

Esta é uma planta muito bonita e resistente, exigindoer algum cuidado quando se traz do viveiro e se planta, pois deve ser desenrolada com cuidado para não se partir muito.

Condições de cultivo

Muita luz e calor, podendo ter algumas horas de sol direto de manhã. Substrato bem drenado, que pode ser o de catos e suculentas. Não gosta de frio nem de muito vento ou correntes de ar. Não aguenta no exterior.

COLAR-DE-PÉROLAS

SENECIO ROWLEYANUS

Muito delicado, partindo-se com facilidade ao manusear aproveite para o multiplicar colocando as mudas em cima de vasos com substrato. Faz um efeito muito bonito e pode crescer vários metros.

Condições de cultivo

Muita luz, calor e algumas horas de sol direto de manhã. Esta é uma planta epífita, logo está habituada a crescer pendurada nos ramos das árvores. Ao substrato para suculentas pode juntar uma medida de substrato de orquídeas, para ficar mais leve e bem drenado.

Não gosta de frio nem de muito vento ou correntes de ar. Aguenta no exterior em zonas abrigadas e com sol.

RIPSALIS – MACARRÃO

RIPHSALIS BACCIFERA

Um cato brasileiro que se desenvolve no interior e também no exterior se não fizer muito frio. Faz um efeito de cascata muito bonito, tem uns frutos pequenos coloridos e decorativos.

Condições de cultivo

Muita luz e calor, pode ter algumas horas de sol início manhã ou final da tarde. Esta é uma planta epífita, logo está habituada pendurada nos ramos das árvores. Pode usar um substrato para plantas suculentas e juntar uma medida de substrato de orquídeas, para ficar mais leve e bem drenado.

PLANTA-JIBOIA

EPIPREMNUM PINNATUM

Uma das plantas de interior mais fáceis de cultivar. Cresce muito rapidamente e dá-se em qualquer canto da casa que tenha luz. Multiplica-se facilmente cortando um pedaço de caule com folhas e colocando a enraizar em água ou diretamente na terra.

Condições de cultivo

Gosta de luz, embora sobreviva nas zonas mais sombrias, mas aí a tonalidade das folhas fica verde mais escuro. Requer regas regulares e prefere o calor ao frio, embora em grande parte do país se consiga cultivar no exterior.

RABO-DE-BURRO

SEDUM MORGANIANUM

Uma planta suculenta pendente em que as folhas carnudas cobrem os caules na totalidade, fazendo um efeito muito original. Muito fácil de multiplicar por caules ou por folhas.

Condições de cultivo

Prefere ter algumas horas de sol direto por dia, mas também sobrevive em zonas com meia-sombra. É resistente à secura e ao frio, mas não tolera geadas.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version