Aproveite os vasos de barro de vários tamanhos que tem em casa, escolha as suculentas e catos de que mais gostar e, monte a sua floreira de andares do tamanho que mais se adaptar às suas condições.
Se tem vasos de barro de vários tamanhos que precisa de aproveitar, podendo até alguns deles estar partidos, esta pode ser uma boa opção. Pode também comprar vasos novos para o fazer e pode ter os andares e a dimensão que quiser, desde que garanta o equilíbrio da composição. Pode misturar catos e suculentas ou fazer só de suculentas, depende das suas preferências. As plantas que usei nesta composição vieram todas da Giromagi (maior produtor de catos e suculentas de Itália) e foram-me enviadas pela Flora Toscana para utilizar numa composição que fiz para uma rubrica na TV e também para o vídeo Casa + Suculenta.
O que são plantas suculentas
Trata-se de plantas em que a raiz, o caule ou as folhas engordam para permitir o armazenamento de água em quantidades maiores do que o normal. Esta adaptação permite-lhes manter reservas de água durante períodos prolongados e sobreviver em ambientes áridos e secos.
Por esta razão são plantas que necessitam de muito poucos cuidados de manutenção. Para quem quer ter plantas, mas não quer ter muito trabalho com a manutenção, estas são as plantas certas.
- Ao contrário das suculentas, nos catos são os caules que determinam a forma da planta, o que parecem folhas são, na verdade caules segmentados. A aparência da maioria das suculentas é determinada pela forma e disposição de suas folhas.
- As flores das plantas suculentas são pequenas e simples. As flores dos catos são grandes, vistosas e complexas.
Como escolher as plantas
A conjugação das plantas é feita da forma que quisermos; quanto mais diversificadas em termos de cores, formas e texturas, mais bonito fica.
Devemos sempre usar um substrato adequado para catos e suculentas (muito bem drenado) e fazer uma drenagem com uma camada de argila e geotêxtil.
Usei plantas várias como Echeveria, Rhipsalis, Senecio, Graptsedeum, Sedum, Monanthes, Pachyphytum, Portulacaria, Crassula, entre outras.
Como fazer a composição passo a passo
Para a composição, o mais interessante será escolher sempre os catos e suculentas com cores, texturas e formas mais variadas.
Passo 1. Colocar uma camada drenante no vaso maior (argila expandida e geotêxtil).
Passo 2. Colocar um pouco de substrato para catos e suculentas no vaso.
Passo 3. Colocar o outro vaso mais pequeno e encaixá-lo.
Passo 4. Colocar uma camada drenante no vaso maior (argila expandida e geotêxtil).
Passo 5. Colocar um pouco de substrato adequado no vaso.
Passo 6. Colocar o outro vaso mais pequeno e encaixá-lo.
Passo 7. Colocar mais substrato.
Passo 8. Plantar os vasos (começar do maior para o mais pequeno), colocando as plantas com cuidado, calcando e tendo o cuidado de verificar se ficam juntas e se não ficam nem demasiado enterradas nem “penduradas”.
Pode-se optar por não plantar totalmente e colocar alguns elementos decorativos como, pedras, paus, etc.
Cuidados de manutenção
Deve-se regar de 15 em 15 dias. A forma mais simples é usar uma seringa grande, para conseguir regar diretamente no substrato, ou um regador de bico muito fino.
Na primavera e verão, deve fertilizar-se mensalmente com um adubo líquido para catos e suculentas.
Gostam de zonas com calor e algumas horas de sol por dia. Podem estar no interior ou no exterior. Mas, no exterior, com sol direto, vão florir e desenvolver-se muito melhor.
Veja como fazer esta e outras atividades, passo a passo.
Pode ver esta e outras atividades na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube ou através do Facebook, Instagram e Pinterest.