Revista Jardins

Pudim de bolo-rei

É uma sobremesa simples e deliciosa que pode ser servida ainda morna, acompanhada de uma bola de gelado, ou então comida simples, ao lanche ou ao pequeno-almoço.

Não há imagem que descreva melhor o Natal do que uma mesa farta, onde não faltam os pratos mais tradicionais com as suas variações de norte a sul. A isso se junta aquela receita de família que passa, em segredo, de geração em geração; a sobremesa que só aquela tia sabe fazer ou a novidade que o primo decidiu arriscar depois de ver no programa de televisão. Mas, no meio de tanta fartura, o mais certo é acabarmos a comer sobras até ao final do ano.

O bolo-rei é talvez a presença mais assídua nas casas portuguesas por esta altura. Multiplicam-se as versões, muito para lá da tradicional: escangalhado, de chila, com chocolate, só com frutos secos, vegan… Por mais versões que inventem, parece não haver outro fado senão acabar abandonado e ofuscado por tanta concorrência na mesa dos doces. Quando dermos por ele, já perdeu a frescura. A verdade é que estas sobras podem ter um destino igualmente saboroso à sua espera. Foi o que procurei fazer com esta receita que mais não é do que uma adaptação do tradicional bread pudding inglês.

Ingredientes

750 g de bolo-rei
2 colheres (de sopa) de manteiga
4 ovos
200 ml de leite
200 ml de natas
3 colheres (de sopa) de açúcar
1/2 colher (de chá) de essência de baunilha
1 colher (de chá) de canela
1 colher (de sopa) de vinho do Porto (opcional)
Raspa de 1/2 laranja
Açúcar em pó para polvilhar

Passo a passo

Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Unte e forre com papel vegetal uma forma redonda, de aro amovível.

Corte o bolo-rei em fatias finas ou parta em pedaços e distribua pela forma.

À parte, bata os ovos e o açúcar até obter um creme claro. Acrescente, de seguida, a baunilha, a canela e a raspa de laranja, o leite, as natas e o vinho do Porto. Bata mais um pouco.

Verta um pouco deste preparado sobre o bolo-rei e deixe descansar cinco minutos. Repita o processo mais algumas vezes, até que toda a mistura se esgote.

Leve ao forno por 30-35 minutos até o creme estar dourado e firme. Passado esse tempo, retire o bolo do forno e deixe arrefecer, dentro da forma, durante cerca de 15 minutos. Deixe arrefecer completamente antes de polvilhar com açúcar em pó.

Exit mobile version