Ingredientes para 2 pessoas
40 minutos
- 150 g de arroz próprio para risoto
- 125 ml de espumante (ou vinho Branco)
- 500 ml de caldo de galinha (usei caseiro)
- Sal e pimenta q.b.
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola
- 150 g de favinhas frescas
- 1 morcela (usei morcela do Fundão)
- 50 g de queijo parmesão
Preparação
Pique a cebola e leve-a num tacho ao lume juntamente com o azeite. Deixe a cebola começar a ficar translúcida e junte depois o arroz e as favas envolvendo bem no refogado.
Acrescente o espumante e, mexendo sempre deixe o vinho cozinhar até evaporar e ter sido absorvido pelo arroz. Vá depois juntando, aos poucos e poucos e mexendo sempre, o caldo de galinha quente.
Quando o arroz tiver absorvido o líquido é que deve misturar mais. Retifique de sal e pimenta e, se necessário acrescente mais caldo de legumes até o arroz estar cozinhado (tem de estar cozinhado mais ainda firme e com um pouco de textura).
Enquanto está a preparar o arroz, aproveite também para fazer a morcela. Pique-a com um garfo ou um palito e leve-a a cozinhar numa chapa ou frigideira quente até que fique tostada e liberte alguma gordura. Deixe repousar e corte-a depois em rodelas.
Quando o arroz estiver pronto, acrescente o parmesão ralado na hora, e uma colher de sopa de manteiga. Envolva bem, deixe repousar um ou dois minutos.
Sirva o risoto com as rodelas de morcela e decore com umas folhinhas de coentros frescos.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.