Revista Jardins

Tarefas da semana: 15 a 21 de março

Nesta semana em que todos devemos ficar em casa, porque não dedicarmo-nos a fazer algumas tarefas de jardinagem que estamos sempre a adiar e para as quais nunca temos tempo.

Semear, plantar, transplantar e regar são tarefas relaxantes que pode fazer com as crianças se as tiver ou sozinho. Estar com as mãos na terra e nas plantas descontrai, acalma e volta a colocar-nos em contacto com o que realmente importa.

Vamos semear coisas simples e que germinem rapidamente para que as crianças e adultos se sintam motivados a continuar.

Dias 15 e 16 são ideais para semear as suas folhas

Manjericão, salsa e hortelã

Está na hora de começar a ter em casa as suas aromáticas sempre frescas e prontas a comer, salsa, manjericão e hortelã são muito fáceis de cultivar e até as pode ter dentro de casa, desde que tenha uma janela com muita luz e de preferência algumas horas de sol direto.

Como semear

Pode fazer as sementeiras em tabuleiros, copos de iogurte, caixas de ovos, etc. e depois transplantar ou pode semear diretamente em vasos ou floreiras.

Deve ter o cuidado de escolher sementes biológicas bem como um substrato orgânico. Se semear em pequenos recipientes, tente colocar poucas sementes em casa um, se semear em vaso ou floreira faça pequenas linhas e semeie ao longo delas.

As sementes não devem ser demasiado enterradas, mas também não podem estar muito à superfície senão secam e estas precisam de humidade para germinar.

As sementeiras devem ser regadas diariamente com um pulverizador, nunca com um regador e colocadas num local com muita luz mas sem sol direto.

Quando as plantas tiverem mais ou menos 5-6 cm de altura e 4 ou 5 folhas definitivas devem ser mudadas para outros vasos ou floreiras. Se as semeou diretamente nas floreiras, deve fazer uma escolha , deixando menos plantas mas mais fortes.

Continuar a regar diariamente mantendo o substrato sempre húmido. Agora já as pode colocar numa zona com algumas horas de sol por dia, mas não as mais fortes.

As plantas costumam germinar em 3 ou 4 semanas e ao fim de três meses estão prontas a consumir.

Como colher e cuidar

Colha sempre as suas aromáticas cortando os ramos pela base (de fora para dentro) para a planta se regenerar, os ramos novos nascem normalmente de dentro para fora.

A hortelã é uma planta perene, pode durara muitos anos em vaso, eu tenho uma há mais de três anos e a salsa em Portugal é bienal, dura pelo menos dois anos. O manjericão é anual e para ter sempre deve semear pelo menos de três em três meses.

Vai ver que estas aromáticas produzidas por si vão ter outro sabor!

Propriedades e benefícios das plantas aromáticas

Para além de serem deliciosas estas plantas têm muitas propriedades medicinais que podem trazer grandes benefícios as quem as consome.

Os dias 19 e 20 são ideais para semear os seus frutos

Morangos

Os morangos são sempre indispensáveis na sua horta, varanda ou terraço, desde que tenha bastantes horas de sol. São originários da Europa e sabemos que são consumidos desde o sec. XV em França e em Inglaterra.

São muito fáceis de cultivar pois necessitam de pouco altura de substrato, podem ser cultivados em floreiras ou vasos suspensos.

As folhas e frutos não devem estar em contacto com a terra pois apodrecem, se estiverem no solo coloque palha ou casca de pinheiro. Dai a origem do seu nome em inglês strawberry (straw de palha).

Pode semear mas o melhor nesta altura é comprar pequenos morangueiros e plantá-los.

Condições de cultivo

Necessitam de muita luz e algumas horas de sol direto por dia, nas zonas mais quentes convém protege-los nas horas mais quentes do sol direto.

Gostam de substratos/solos bem drenados e ricos em matéria orgânica, com pH 5,5-6,5, devem ser regados regularmente sem encharcar.

Quando se plantam deve ser deixada uma distancia entre plantas de 25-30 cm. A colheita deve ser feita quando os frutos estão maduros. Tenha o cuidado de escolher variedades que frutifiquem mais do que uma vez ao longo do ano.

Aquilo que normalmente pensamos que é o fruto é na realidade o recetáculo floral do morango, os frutos são os pontinhos brancos.

Propriedades medicinais e benefícios dos morangos

São frutos pouco calóricos e quando comidos frescos ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, são adequados para dietas de emagrecimento e também para diabéticos.

É um antioxidante natural, promovendo a saúde ocular, é também um anti-inflamatório natural.

Rico em vitaminas C e B6, em ácido fólico, ómega 3, fósforo, magnésio, manganês e ainda em potássio, um vasodilatador natural, o que torna um excelente aliado do coração.

Os dias e 19 e 20 são ideais para semear as suas raizes

Rabanetes

Vamos preparar uma mini horta de verão e para tal os rabanetes são indispensáveis em qualquer horta, e muito fáceis de cultivar em vaso ou floreira.

É talvez a hortícola mais fácil e mais rápida de cultivar, por isso a ideal para quem quer cultivar com as crianças. Há muitas variedades de rabanetes mais ou menos picantes ou doces consoante o gosto de cada um.

Como cultivar

Gostam de zonas com sol direto, solos fofos e sem pedras, pH acima de 5,5. Necessitam de regas regulares, nunca deixando o solo totalmente seco mas nunca encharcando. Pode fazer a sementeira em local definitivo em linhas afastadas de 30-40 cm umas das outras.

São muito fáceis de semear em vaso, este tem de ter uma altura de pelo menos 30 cm para que eles se desenvolvam em boas condições, o ideal é uma floreira retangular, para poder fazer pelo menos duas linhas de sementeira.

Propriedades e benefícios do rabanete

Entre muitas outras coisas o rabanete é muito rico em isocianato que é um composto conhecido por ajudar na prevenção e combate de alguns tipos de cancro.

Desintoxicante natural do fígado e dos rins, diurético, promove o bom funcionamento do sistema cardiovascular e dos intestinos.

No dia 21 plante e semeie flores

Goivos

O aromo dos goivos é único e maravilhoso e estes são uma flor herbácea anual muito usada nos jardins portugueses desde sempre, tem flores cores – branco, rosa e púrpura estão em flor na primavera e no verão.

São uma excelente opção para jardins, varandas e terraços. Pode semear já para ainda ter flores no verão.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com muito e de solos bem drenados, não toleram o encharcamento. Resistem a longos períodos de seca. É uma planta muito rústica que resiste ao frio.

É muito utilizada não nos jardins em bordaduras floridas, em vasos e floreiras.

Como semear

Pode semear em tabuleiros em recipientes, ou diretamente nas floreiras.
Siga os mesmos procedimentos que aconselhamos neste mesmo artigo para as sementeiras das plantas aromáticas e dos rabanetes, aliás pode semear tudo no mesmo dia.

Não se esqueça de etiquetar todas as suas sementeiras escrevendo o dia e o que semeou, para ir controlando o sucesso da sementeira.

Propriedades medicinais dos goivos

As flores de goivo são comestíveis, sendo utilizadas em saladas ou sobremesas. As sementes possuem propriedades medicinais (diuréticas, estimulantes, expectorantes, tónicas). Espécie sensível ao pulgão e ao oídio.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version