Revista Jardins

Tarefas da semana: 9 a 15 de dezembro

Uma semana em que muitas são as atividades de jardinagem e agrícolas que pode fazer. Em geral em todo o país o tempo vai estar bom, as temperaturas vão subir e não vai chover muito. Pode aproveitar para fazer algumas sementeiras e plantações de árvores de fruto, arbustos de floração outonal ou hortícolas de inverno e primavera.

Pomar de laranjas

Os dias  9 e 10 são os ideais para plantar e semear frutos

Os citrinos são por excelência os frutos do inverno, a laranja é indispensável para sumos, sobremesas e receitas várias. É uma árvore excelente para ter no jardim e até na varanda e no terraço desde que se plante em vasos com pelo menos 40 cm de altura e de diâmetro, utilize um substrato rico em matéria orgânica.

Aproveite para ver: Vídeo: Como plantar e fertilizar citrinos

Se for plantar no jardim ou pomar, faça uma cova maior e mais profunda do que o torrão e faça uma adubação da cova.

Propriedades das laranjas

A laranja é um fruto muito rico em vitamina C e que segundo alguns médicos deve ser consumido diariamente. É também rico em ácido fólico, cálcio, potássio e magnésio, é também um antioxidante natural. O seu consumo regular controla o colesterol, previne constipações, gripes e infeções em geral, reforça a função intestinal e o sistema circulatório.

É importante a poda das laranjeiras no final da frutificação, bem como estar atento às pragas e doenças que eventualmente poderá sofrer.

Aipo

Os dias 11 e 12 são os ideais para plantar e semear  raizes

O aipo é uma planta aromática muito saudável e deliciosa. Pode semear o aipo em local definitivo deixando um espaçamento entre plantas de cerca de 20-25 cm. Germina rapidamente e é muito fácil de cultivar.

Todas as partes do aipo são comestíveis, caules, folhas e incluindo a raiz que é difícil encontrar à venda em Portugal, daí a importância de o cultivar. A raiz tem uma aparência feia, mas depois de se retirar a casaca grossa, é um legume branco a fazer lembrar o nabo. O seu sabor é ligeiramente picante, entre o aipo e a salsa e pode ser consumida crua ou cozinhada. 

Propriedades do aipo

O aipo é um legume muito rico em vitamina K, importante para a saúde dos ossos. É também diurético ( ajuda a perder peso), desintoxicante e regulador do cortisol. 

Centáureas

Os dias 13 e 14 e 15 são os ideais para plantar e semear flores

Uma forma simples de ganhar tempo e poupar dinheiro no seu jardim é antecipar-se e fazer já as sementeiras de algumas flores de época de primavera-verão dentro de casa em tabuleiros. Quando os dias ficarem maiores e mais quentes transplanta-as para o exterior; normalmente quando a planta já tem 10-15 de altura e 4 ou 5 folhas definitivas.

Experimente semear calêndulas ou maravilhas, que têm a grande vantagem de ser flores comestíveis e com propriedades medicinais. Pode também semear centáureas, uma planta resistente e linda com a sua floração azul.

Os dias 9 e 10 são os melhores para combater pragas

Embora nesta época de final de outono com a baixa de temperatura diminuam algumas pragas, há outras como as lagartas que estão bastante ativas. Combata-as com recurso ao uso de bicarbonato ou pimenta de caiena, deve dissolver em água e pulverizar.

Leia também: Calendário lunar de dezembro

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version