O inverno está a chegar e e café quentes, já para não falar do cheiro com ele chegam também os dias mais frios e escuros. Muitas vezes falta-nos a coragem para atividades ao ar livre porque, na verdade, o que mais apetece é ficar em casa com meias e mantas quentinhas, no sofá, a saborear chás e biscoitos acabados de sair do forno.
E esta deve ser a estação do ano que mais privilegia e estimula o sentido do olfato, graças aos aromas vindos da cozinha, com os típicos assados da época e as suas especiarias, os bolos, o chocolate da terra molhada ou da lenha ardida na lareira.
Um mundo de fragrâncias que nos aconchega o corpo e a alma. E, se em vez de acendermos mais uma vela com cheiro, pudéssemos nós criar aromas com o que temos em casa e com o que a Natureza nos dá?
Seja para decorar o lar ou a mesa de Natal, fruta e especiarias da época dão maravilhosos aromas que se difundem pela casa, deixando o nosso espaço mais acolhedor. Pegue nas crianças pelo nariz e mãos à obra! Porque estas três propostas vão cheirar bem!
Passo a passo
PENDENTE DE LARANJA
Sobre a tábua de cozinha, cortar fatias de laranja com 5 mm de espessura. Secá-las sobre a grelha do forno à temperatura de 80 °C durante cerca de quatro horas. Se tiver um desidratador de alimentos, deverá proceder conforme as indicações da marca.
Cortar um fio de cordel com 60 cm, atá-lo pelo meio a um pauzinho de canela. Enfiar as duas pontas do fio (numa agulha) e passar por duas rodelas de laranja.
Atar duas estrelas-de-anis, uma a seguir à outra, no fio e colocar mais duas rodelas de laranja. Atar outro pau de canela e mais uma estrela-de-anis. Por último, apertar as duas extremidades do cordel.
PINHA SUSPENSA
Rodear a pinha com um fio de cordel comprido (conforme o tamanho da pinha). Enfiar uma rodela de laranja. Atar dois paus de canela e uma estrela-de-anis e, por fim, atar as duas extremidades de cordel.
POMANDER DE CLEMENTINA E CRAVINHO
Cortar 50 cm de cordel e enrolar à volta da clementina e dar um nó duplo. Colocar um pau de canela, e dar outro nó. Acrescentar uma estrela-de-anis e atar novamente as extremidades do fio.
Com uma agulha, fazer furos na clementina, a espaços regulares ou desenhando formas: estrela, coração, espiral, etc. Introduzir um cravo-da-índia em cada furo. Deixar secar durante alguns dias perto de um aquecedor ou num sítio seco e quente.
NOTA: Pode misturar e alternar os ingredientes das três propostas ou pode substituir a laranja e a clementina por outros citrinos – tangerina, toranja ou limão – e os pauzinhos de canela por vagens de baunilha. Deixe a criatividade a cargo do seu olfato!
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.