Conheça o melhor da produção nacional de plantas ornamentais.
A Academia dos Produtores
A ideia deste projeto surgiu durante a última edição da Lusoflora, durante uma conversa com a Paula Vilanova, da APPPFN (Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais). Estive dois dias na feira e fiquei bastante bem impressionada com a qualidade dos produtores nacionais presentes e com o facto de isso ser desconhecido do público em geral. Percebi que havia grandes histórias por detrás das empresas, muitas delas de famílias ou de amigos que tinham começado com produções pequenas e que se tinham transformado em grandes prossionais do sector.
Viplant – Viveiros do Algarve
Veja todos os vídeos aqui.
História
A Viplant nasceu, há 35 anos, pela mão de dois grandes amigos engenheiros agrónomos, Francisco Castello Branco e José Mexia, que sentiram necessidade de adquirir plantas para uma firma de construção de jardins que possuíam em conjunto.
Na época, a produção de plantas ornamentais em Portugal era quase nula e as poucas plantas que apareciam no mercado tinham preços absurdos, pelo que depressa se aperceberam de que era um excelente negócio venderem os excedentes que produziam.
A produção iniciou-se numa propriedade localizada em Paderne, Algarve, que pertencia à família de José Mexia. Inicialmente, numa área muito reduzida, foi aumentando à medida do mercado.
O verdadeiro salto deu-se com a Expo’98, que deu oportunidade ao sector de iniciar o contacto com o exterior abrindo novos horizontes.
A crise financeira de 2008 obrigou a uma restruturação profunda da empresa, voltando-a para a exportação; foi a sua grande oportunidade de crescimento. Foi necessário alterar produções, melhorar técnicas e aumentar e melhorar estruturas. Atualmente, a área produtiva ocupa cerca de 30 hectares, está distribuída por três viveiros, sendo sete hectares de estufas.
Produção
Visitamos os três viveiros da produção da Viplant que se situam em Paderne, Silves e Monte Brito/Alte, onde tivemos ocasião de ver grande parte das plantas produzidas pela empresa. Fomos recebidos pelo Frederico Pinheiro Chagas, o seu diretor-geral, que nos guiou e nos foi explicando e mostrando um pouco do seu dia a dia.
A Viplant é uma empresa especializada na produção de plantas em vaso, principalmente plantas tipicamente mediterrânicas. Produzem mais de um milhão e meio de plantas por ano, muito variadas, onde se destacam as aromáticas, como Lavandulas várias, Rosmarinus, sálvias; plantas para sebes, como Eugenia, Metrosideros, Nerium; arbustos variados, plantas de fuste (arbustos em forma de árvore de mais de dez espécies, entre elas o Solanum rationetii). Oliveiras em vaso são uma das plantas produzidas e que tem um grande sucesso na venda, quer em Portugal quer para exportação. Também as videiras de uvas moscatel, tintas e brancas, quase exclusivamente para o mercado de exportação, são plantas muito bonitas e ornamentais com muita procura, produzidas a partir de plantas–mães velhas para garantir que vão frutificar.
Neste momento também estão a produzir uma série de plantas suculentas, nomeadamente algumas variedades de Echeverria, Kalanchoe e Crassula, que se vendem em vasos individuais, mas também em taças com combinações muito ornamentais e que têm bastante procura, nacional e internacionalmente.
Bestsellers
As plantas bestsellers da Viplant são os hibiscos, as buganvílias e as dipladénias, sendo esta última, a planta estrela da produção e da exportação e a planta pela qual a Viplant é mais conhecida em toda a Europa.
Hibiscos
A qualidade dos hibiscos da Viplant é reconhecida e são produzidas mais de 80.000 plantas todos os anos, de variedades resistentes e bem adaptadas às condições existentes em Portugal. Embora existam hibiscos de muitas cores, a Viplant só produz quatro: encarnado, amarelo, cor de laranja e cor-de-rosa, para as sim garantir um grau de qualidade e uniformidade elevado.
São produzidos em duas formas: arbustiva e em copa. A maior percentagem da produção é para exportação, mas ainda pode encontrar estes hibiscos nos garden centres da Viplant em Portugal.
Buganvílias
Mais uma das plantas estrela da Viplant. Trata-se de uma das primeiras plantas produzidas pela empresa. Por ano são produzidas mais de 100.000 buganvílias, principalmente as variedades mais resistentes, a roxa e cor de laranja, com várias formas diferentes: pirâmide, bola, taça de suspensão, duplo arco, espaldeira e arbusto.
Também são produzidas outras cores mais especiais, mas que são plantas mais sensíveis, como as encarnadas, brancas, amarelas, etc.
É uma das plantas mais exportada pela Viplant, mas também uma das que tem mais procura no mercado nacional.
Dipladénias
A Viplant é conhecida como uma grande especialista na Europa na produção de dipladénias e tem sempre em produção para venda sete ou oito variedades diferentes, mas no total tem cerca de 20 em produção, para seleção das melhores novidades e variedades mais exclusivas, bonitas e resistentes. Para conseguir lançar uma nova planta no mercado são precisos pelo menos 7-8 anos até a nova variedade estar apta a ser comercializada.
As plantas são produzidas nas mais variadas formas, espaldeira, pirâmide, arco, etc. e tamanhos, desde as mais pequenas a plantas de grande porte. É a planta mais exportada na empresa.
Certificações e proteção integrada
A produção é feita com recurso à proteção integrada, o que foi um avanço na qualidade de produção e sustentabilidade. Também as certificações MPS, MPS GAP, MPS GRASP. D., garantem que todas as atividades estão focadas na qualidade e sustentabilidade das plantas, do meio ambiente, das instalações e do bem-estar dos trabalhadores, e que está de acordo com o referencial das boas práticas agrícolas.
Garden centres
A par com a produção, a Viplant tem dois dos melhores garden centres portugueses, um em Oeiras e outro no Algarve, onde tem sempre o que de melhor existe no mundo das plantas e da jardinagem.
Veja também:
Gostou deste vídeo? Siga-nos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.