4 pessoas | 20 minutos preparação | 30 minutos cozedura
Uma forma deliciosa e original de aproveitar as sobras de arroz branco.
Sobras de arroz branco e micro-ondas parece-vos o caminho mais rápido entre o ponto A e o ponto B? Estão cansados dessa ideia? Então a receita que vos trago vai fazer com que nunca mais olhem com cara de desagrado para o arroz que sobrou.
O arroz frito é um prato típico bastante popular em vários países asiáticos, como China, Tailândia e Japão. Contém vários vegetais picados e um equilíbrio perfeito entre o salgado e o picante. Daí que se perceba porque é consumido por pessoas de todas as classes sociais e tenha conquistado tanto os turistas ocidentais, ganhando fama deste lado do planeta.
No entanto, por mais simples que o prato possa parecer, não se deixe enganar pois ficará impressionado com este sabor inconfundível. E o melhor de tudo é que, quando se trata de arroz frito, o aconselhado é usar as sobras do arroz do dia anterior. Os grãos do arroz previamente cozidos e frios ficam separados e são mais fáceis de “fritar”. Já a probabilidade de o arroz recém-cozido ficar pegajoso e colado ao wok durante a confeção é elevada.
Além do mais, ainda é possível dar sabores diferentes. Pode complementar com legumes variados, todos os tipos de carne e até frutos do mar. No fundo, não existem grandes regras e praticamente tudo o que tiver no frigorífico pode entrar na frigideira.
Como vê, com poucos ingredientes, conseguirá preparar uma refeição em três tempos. Perfeito, não só para os dias de trabalho corridos, mas também para combater o desperdício. O resultado é só surpreendentemente delicioso.
Ingredientes
250 g de arroz cozido
200 g de peito de frango cozido
4 colheres (de sopa)
de óleo vegetal
2 ovos
75 g de milho doce
75 g de ervilhas
2 cenouras
1/2 cebola grande
3 dentes de alho picados
2 cm de gengibre picado
Sal e pimenta q.b.
6 colheres (de sopa) de molho de soja
2 colheres (de sopa) de óleo de sésamo
Cebolinho fresco q.b.
Preparação
Comece por cortar a cenoura em cubos bastante pequenos e a cebola em meias-luas. Aproveite para desfiar também o frango. Reserve.
Numa frigideira funda ou wok bem quente, junte uma parte do óleo e de seguida os ovos previamente batidos. Mexa como se fosse fazer ovos mexidos e, assim que ficarem cozidos, retire e guarde.
Acrescente mais um pouco de óleo e leve a cenoura picada a refogar cerca de dez minutos. De seguida, junte a cebola, o gengibre e o alho. Refogue um pouco e, depois, adicione as ervilhas, o milho e o frango.
Segundos depois, acrescente o arroz e envolva tudo. Quando o arroz estiver a ficar quente, separar-se-á facilmente. É altura de juntar o molho de soja e o óleo de sésamo. Continue a cozinhar até o molho evaporar e o arroz secar ligeiramente. Atenção que o objetivo é ter o arroz com alguma humidade. Se achar necessário, aumente a dose destes últimos dois ingredientes.
Por fim, junte os ovos reservados e envolva tudo. Na altura de servir, decore com o cebolinho.
Gostou deste artigo? Pode ver mais receitas aqui.
Leia também a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.