Esta iniciativa do festival Jardins Abertos surge como resposta à vontade de pensar e criar uma cidade mais verde, mais colaborativa e comunitária.
Na última edição do festival, Lisboa ganhou cinco novos jardins verticais em vários pontos da cidade. O Jardins Abertos regressa nos fins de semana de 17/18 e 24/25 de outubro e vai verdejar mais quatro fachadas lisboetas.
A organização do evento procura comunidades de vizinhos que partilhem entre si o interesse pelas plantas e o respeito pela natureza. O objetivo é identificar habitantes de diferentes zonas da cidade de Lisboa com vontade de plantar e com o perfil certo para oferecer à cidade mais jardins!
Tendo surgido em plena pandemia, toda a atividade decorre à distância, cumprindo-se assim todas as Normas e Orientações da DGS: os participantes permanecem nas suas varandas e as instruções para o plantio são dadas através do recurso a um megafone — mantêm-se o distanciamento físico, enquanto se promove a aproximação social.
Para a inscrição é estritamente necessário a identificação de um coordenador do prédio, bem como a garantia da disponibilidade de todos os moradores do prédio.
Os interessados deverão preencher o formulário de candidatura até 30 de setembro.
O festival Jardins Abertos é um evento inteiramente gratuito, coorganizado pela Câmara Municipal de Lisboa, e está integrado na programação da Lisboa Capital Verde Europeia.
A Iniciativa Varandas Verdes tem o apoio Planta Livre.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.