Revista Jardins

Bolo de cenoura inteira

bolo de cenoura inteira

 

Em jeito de comemoração por dois anos deste espaço, trago um bolo de cenoura que não podia levar mais à letra o lema de que “nada se perde, tudo se cozinha”.

 

Foi em setembro de 2021 que inaugurámos este espaço: duas páginas dedicadas ao combate ao desperdício alimentar. O que começou como uma simples ideia para sensibilizar os leitores sobre a importância de aproveitar ao máximo os alimentos rapidamente se transformou numa jornada de consciencialização e mudança de atitudes. O objetivo nunca foi apenas o de assumir o problema e apontar o dedo, num ato de contrição culposo, mas antes mostrar que é nos pequenos passos diários que podemos reverter a situação, por mais insignificantes que possam parecer. Muito mais do que dar nova vida às sobras, fazendo do micro-ondas o melhor amigo, o desafio é trazer ideias de como aproveitar da raiz à rama aquilo que consumimos frequentemente.

E porque a data é especial, em jeito de comemoração por estes dois anos, trago um bolo de cenoura que não podia levar mais à letra o lema de que “nada se perde, tudo se cozinha”. E quando digo que é bolo de cenoura inteira é porque é mesmo inteira. Esta sobremesa deliciosa utiliza não apenas a polpa suculenta, mas também a casca e a rama. É um bolo fofinho, húmido, cheio de sabor e que tira partido da doçura natural das cenouras. A sua massa macia levemente areada é complementada por um frosting de queijo-creme ao qual se junta a rama e um toque de lima. E é aqui que tudo muda de figura: um equilíbrio irresistível entre a suavidade do bolo e a cremosidade levemente ácida e fresca da cobertura.

Na impossibilidade de oferecer uma fatia a cada um de vós, resta-me agradecer por me dedicarem alguns minutos em cada edição. Prometo continuar a trazer receitas e dicas surpreendentes. E, lembrem-se, juntos, podemos criar um futuro mais consciente e saboroso!

 

Ingredientes para a massa

3 ovos

185 ml de óleo

125 ml de xarope de ácer

100 g de açúcar

300 g de cenoura

225 g de farinha sem fermento

1 colher (de chá) de fermento químico

1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio

1 colher (de chá) de canela

1 colher (de chá) de gengibre em pó

 

Ingredientes para a cobertura

270 g de queijo-creme

80 g de manteiga à temperatura ambiente

200 g de açúcar em pó

1 colher (de sopa) de raspa de lima

1/2 chávena de raspa de cenoura picada

 

8 Pessoas | Preparação 20 minutos | Cozedura 40 minutos

 

Preparação

Unte duas formas redondas de 16 cm (ou uma de 20 cm) e forre o fundo com papel vegetal. Pré-aqueça o forno a 160 oC.

Lave bastante bem as cenouras, removendo o máximo de sujidade que consiga. Corte o topo e rejeite apenas aquela parte mais rija que separa a raiz da rama. Reserve esta última para mais tarde.

Rale as cenouras, incluindo as cascas, até ficarem bastante moídas.

Na taça da batedeira, junte os ovos, o óleo, o xarope e o açúcar. Bata durante cinco minutos.

Numa taça à parte, junte a farinha peneirada, o bicarbonato, o fermento, a canela e o gengibre. Adicione aos poucos ao preparado anterior e bata, em velocidade baixa, só até ficar tudo ligado.

Por fim, adicione a cenoura ralada e envolva tudo com uma espátula. Verta para as formas preparadas e leve a assar durante cerca de 40 minutos ou até um palito sair seco do interior do bolo.

Enquanto isso, prepare a cobertura. Coloque a manteiga numa taça e bata até ficar macia. Junte o queijo-creme e misture até ligar, adicionando o açúcar aos poucos até obter um creme liso. Transfira metade da mistura para uma tigela e reserve. Ao restante, junte as ramas picadas e a casca de lima, envolvendo mais um pouco. Leve tudo ao frigorífico até ao momento de montar o bolo.

Depois de o bolo ter arrefecido, coloque uma camada no prato de servir e espalhe com a cobertura da rama. Disponha a camada restante e cubra com o frosting simples. Para decorar, pode utilizar fitas de cenoura (fáceis de fazer, usando um descascador), algumas folhas da rama e um pouco de pistácios picados.

 

Veja também:

Extrato de laranja caseiro

 

Pode ver mais receitas aqui.

Leia também a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Exit mobile version