Jardins & Viagens

Castelo de Lullingstone

castelo de Lullingstone

 

Da viagem a Inglaterra organizada pela revista Jardins, o Castelo de Lullingstone foi o local mais original e menos convencional. Situado na região de Kent a cerca de uma hora de Londres, fica junto de um lago e a envolvente paisagística é muito bonita.

A localização é única, uma envolvente paisagística extraordinária. O Castelo medieval conserva a sua entrada marcadamente Tudor e a sua Torre de Menagem, e funcionava originalmente como um pavilhão de caça e a propriedade como uma coutada de caça ao veado.

 

Inscreva-se já nas próximas viagens. Venha connosco à Toscana e ao Sri Lanka!

 

Igreja

A Igreja Medieval de São Botolph tem o vitral mais antigo do Reino Unido e é uma igreja que está aberta ao culto e à população. Foi construída em 1349, ampliada no século XVI e século XVIII pelos sucessivos proprietários.

Tivemos a sorte de ser recebidos pelo seu proprietário Tom Hart Dyke, um personagem muito especial com uma história de vida extraordinária.

Esta propriedade pertence á família Hart Dyke há mais de 500 anos, que é uma das famílias mais antigas do Reino Unido. Pudemos visitar a casa principal onde vive a mãe do Tom, Sarah Hart Dyke, uma vez que a casa só está aberta aos feriados e dias de eventos especiais das 11.00h às 17.00h, no dia em que visitámos o castelo, ia decorrer uma feira medieval.

Durante todo o ano o castelo tem a decorrer um vasto programa de eventos, espetáculos, exposições, workshops, etc, uma série de atividades diversificadas para atrair todo o tipo de público e contribuir para a manutenção deste espaço extraordinário.

 

História

A casa principal foi construída em 1497 e tal como a restante propriedade está na família Hart Dyke desde essa época, o Rei Henrique VIII e a Rainha Ana, eram visitas habituais da propriedade.

Lullingstone Castle foi muito famoso pela sua produção de seda, liderado por Lady Zoe Hart Dyke, avó paterna do atual proprietário. Mais de 30 divisões do castelo eram dedicadas aos bichos da seda que produziam seda de grande qualidade. Parte da seda usada no vestido de casamento da Rainha Isabel II foi produzida aqui. Grande parte da propriedade estava plantada com amoreiras (Morus alba) para alimentar os bichos da seda que se alimentavam das folhas das amoreiras.

Também foi nesta propriedade que no ano de 1870 foram inventadas as regras para o jogo de ténis.

 

O proprietário – Tom Hart Dyke

Tom é um horticultor e “plant hunter” e o atual proprietário, que em conjunto com a sua mãe e irmã tomam conta da propriedade. É também o autor de um dos principais atrativos da propriedade o “The garden world”, um espaço que sonhou num período muito difícil da sua vida. Quando esteve raptado na floresta da Colômbia por guerrilheiros.

Foi em 16 de março de 2000, quando Tom, então com 23 anos e o seu amigo Paul Winder, andavam pela floresta da Colômbia em busca de orquídeas selvagens, foram intercetados por guerrilheiros colombianos que pensaram que eles seriam traficantes de cocaína. Estiveram durante 10 meses prisioneiros, em más condições físicas e psicológicas, e algumas vezes ameaçados se serem mortos. Para garantir alguma sanidade mental, Tom começou a imaginar o jardim onde iria colocar todas as plantas que já tinha recolhido e iria recolher pelo mundo e a que chamaria “The garden world” e claro se situaria no seu Castelo de Lullingstone. Ambos foram finalmente libertado em dezembro de 2000, pois os guerrilheiros acabaram por perceber que eram apenas dois “maluquinhos das plantas” pois como Tom nos contou, só falavam de plantas e de orquídeas em especial !

Ouvimos esta história contada pelo próprio Tom o terreiro do seu Castelo, e isso foi um momento único.

Tom e Paul são autores do livro The Cloud Garden onde contam a história destes 10 meses em cativeiro.

 

The world garden

Este jardim nasce em 2005, num espaço murado onde existia anteriormente um jardim de planta aromáticas. Este espaço está organizado por regiões geográficas, as plantas estão identificadas com etiquetas como seu nome científico, nome vulgar e origem.

Aqui podemos encontrar plantas dos quatro cantos do mundo a maior parte delas recolhidas pelo próprio Tom um extraordinário Plant hunter desde sempre incentivado pela sua avó, a quem deve a grande paixão pelas plantas.

Há plantas da Austrália e Tasmânia, como o Pinheiro de Wallemi ou o Eucalyptus morrisbyi, plantas do México, e outros países da América Latina, América do Norte, Ásia, Europa, e um jardim marroquino com catos e suculentas.

A manutenção deste jardim é assegurada pelo Tom e pela namorada e por um conjunto de voluntários e é de facto um trabalho a tempo inteiro.

Este é um jardim em permanente evolução. O Castelo de Lullingstone é um local idílico, que merece uma visita, pela sua história, pela sua localização, pelo seu proprietário e por todo o ambiente que se sente quando se atravessa o arco do castelo, ou quando se atravessa a ponte, dependendo do lado por onde se entra!

Vale uma visita, mas quem vier tem de vir de espirito aberto!

 

Mais informações aqui.

 

Horário

Todos os dias, entre as 11h e as 17h

Preços:

9 libras – adultos

4,5 libras – crianças

7 libras – +60 anos

 

Leia ainda a reportagem sobre o ponto alto desta viagem: o Chelsea Flower Show 2023.

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


 

Poderá Também Gostar