A primeira viagem do ano da revista Jardins foi um sucesso. Estivemos com um grupo de 29 pessoas em Londres no Chelsea Flower Show, o evento mais importante do ano no mundo das plantas, flores e jardinagem, organizado pela RHS (Royal Horticultural Society).
Durante cinco dias, em Londres, todos os caminhos vão dar aos jardins do Royal Hospital de Chelsea.
Fica aqui um pequeno resumo e numa próxima edição da Jardins poderão ler uma reportagem completa. Em breve publicaremos também sobre os outros jardins que visitámos.
Inscreva-se já nas próximas viagens. Venha connosco à Toscana e ao Sri Lanka!
Chelsea Flower Show em números
Na preparação e construção deste evento estiveram envolvidas mais de 8.000 pessoas. Este ano passaram por aqui mais de 145.000 visitantes, estiveram em exposição 36 jardins, 79 viveiristas especializados nas mais variadas plantas ocupavam o Great Pavillion e muitas dezenas de lojas de todo o tipo de artigos de jardinagem, vestuário, arte, sementes e plantas.
Tema do ano
O tema deste ano teve tudo a ver com as preocupações atuais: inclusão, jardins para todos, jardins preparados para as alterações climáticas, jardins para a saúde e para o bem estar.
Nesta edição foram celebrados os jardins restauradores ou terapêuticos, espaços verdes que são projetados para promover o bem estar, a cura, a restauração física e emocional das pessoas que os frequentam.
Os 36 jardins estão divididos em jardins principais – show gardens, os espaços mais inspiracionais, os Santuary gardens, onde o bem estar e a sustentabilidade são enaltecidos, os All About Plants, onde as plantas e a preservação da natureza são o mote principal. Temos ainda os Balcony and Container Gardens, com inspirações absolutamente maravilhosas para pequenos espaços.
Havia ainda um pequeno jardim de homenagem à Rainha Isabel II e ao Rei Carlos III, recém coroado.
As medalhas
Os prémios do Chelsea Flower Show são muito importantes para os designers, criadores e produtores de plantas. A forma como são atribuídas é um processo transparente, rigoroso e objetivo, feito por um painel de júris que são peritos nas mais diversas áreas.
Os Show Gardens
RHS and Eastern Eye Garden of Unity desenhado por Manoj Malde, embaixador da RHS para a diversidade e inclusão.
Este jardim que é extra concurso é um tributo a milhares de comunidades de pessoas que gostam de jardinar, das mais variadas nacionalidades, etnias, credos, orientações sexuais, profissões, idades, etc.
Centre for Mental Health’s The Balance Garden, desenhado por Jonathan Davies and Steve Williams (Wild City Studio)
Medalha de prata
Um jardim muito original com utilização de muitas flores silvestres , caminhos suspensos e no centro uma construção em aço cortene é o ponto mais importante, uma estufa de produção de cogumelos.
The RBC Brewin Dolphin Garden, desenhado by Paul Hervey-Brookes
Medalha de prata-dourada
Um jardim que convida ao convívio, as conversas, às refeições em conjunto.
The Centrepoint Garden, desenhado by Cleve West
Best construction garden
Medalha de ouro
Este jardim chama a atenção para o problema da habitação e da falta dela e para o facto de haver muitos jovens sem abrigo, que ficam completamente desenraizados e desfragmentados.
The Fauna & Floral International Garden, desenhado por Jilayne Rickards
Medalha de prata
Um jardim que é uma homenagem ao habitat natural dos gorilas. A floresta densa, as clareiras as cascatas, toa a envolvência. Uma parceria com Associação de Conservação dos Gorilas que graças a todo o esforço feito nos últimos anos passaram de espécie em vias de extinção a espécie ameaçada.
A Letter From a Million Years Past, desenhado por Jihae Hwang
Medalha de ouro
Este jardim foi desenhado uma Garden Designer coreana que já ganhou duas medalhas de ouro no Chelsea. Inspirado na montanha mais alta do sul da Coreia, tem uma parte de floresta virgem e é o primeiro Parque Natural do pais.
Myeloma UK Garden, desenhado by Chris Beardshaw
Medalha de prata-dourada
Um jardim de homenagem a todas as pessoas com cancro do sangue, um local de reflexão, paz, contemplação e silencio. Um jardim tranquilo que leve os visitantes a parar e a pensar.
The Nurture Landscapes Garden, desenhado por Sarah Price
Medalha de ouro
Este é um dos jardins mais especiais desta edição, um daqueles que faz parar pela diferença. A palete de cores é muito suave, tons pastel, pêssego, lilás, branco, muitos tons de verde. É também um dos meus jardins favoritos, parece uma pintura.
Horatio’s Garden, desenhado por Charlotte Harris and Hugo Bugg
Best Garden
Medalha de ouro
Este foi o jardim escolhido como o jardim do ano, para além de ter ganho também uma medalha de ouro. Dedicado a todas as pessoas que têm lesões medulares e que por isso têm dificuldades de mobilidade. Este é um jardim que celebra a empatia, a esperança, a natureza e a capacidade que os jardins têm de serem verdadeiramente terapêuticos.
The Royal Entomological Society Garden, desenhado by Tom Massey
Medalha de prata-dourada
Um jardim dedicado aos insetos que são tão importantes e tão numerosos nos jardins.
The Samaritans Listening Garden, desenhado por Darren Hawkes
Medalha de prata-dourada
Um jardim que é uma homenagem a todos aqueles que na vida arranjam tempo para os outros. Para serem bons samaritanos, para fazerem voluntariado, os que sabem ouvir e se dedicam aos outros. Um local de paz e de contemplação.
The Savills Garden, desenhado por Mark Gregory
Medalha de prata-dourada
O seu autor é já uma lenda do Chelsea Flower Show pois já venceu a medalha de ouro seis vezes. Diz que este ano tem a sua criação mais difícil e exigente. Um jardim comestível, com uma cozinha, uma sala de jantar exterior e um chef permanente que irá cozinhar com grande parte dos ingredientes que irá colher ao jardim.
Memoria & GreenAcres Transcendence Garden, desenhado por Gavin McWilliam
Medalha de prata-dourada
Este foi um dos meus jardins preferidos, é emocionalmente marcante. Dedicado ao processo de luto e da experiencia do final da vida, do momento da partida, é um local de reflexão, inspirador calmo.
Sanctuary gardens 2023
The Boodles British Craft Garden, desenhado por Thomas Hoblyn
Medalha de prata- dourada
Nesta edição o jardim é dedicado aos melhores artesão do Reino Unido e foi buscar o que de melhor havia para fazer os pavimentos, o mobiliário, o pavilhão em peças de ferro em forma de folhas, que é uma verdadeira peça de arte.
Cavernoma On My Mind, desenhado por Tania Suonia and Anne Hamilton
Medalha de prata
Este jardim chama a atenção para uma doença neurológica ainda pouco conhecida. As plantas usadas neste jardim está relacionada com um sintoma ou emoção sentida pelas pessoas que sofrem desta doença.
Hamptons Mediterranean Garden, desenhado por Filippo Dester
Medalha de prata-dourada
Um espaço contemporâneo, com um “look, feel, smell” das zonas mediterrânicas, com as suas cores e palete de plantas, aromáticas, perenes e trepadeiras.
The London Square Community Garden, desenhado por James Smith
Medalha de ouro
A ideia deste jardim começa no evento Londres jardins Abertos, quando um grupo de voluntários cria um jardim comunitário só com plantas doadas, árvores, arbustos, hortícolas, herbáceas perenes e anuais, um verdadeiro oásis no meio das construções.
The National Brain Appeal’s Rare Space, desenhado por Charlie Hawkes
Melhor santuário
Melhor construção
Medalha de ouro
Este é um espaço pensado para pessoa com vários tipos de demência, que fomenta a sua utilização com o máximo de autonomia possível. Encoraja a atividade física, estimula a exploração, mas ao mesmo tempo cultiva um ambiente calmo, simples, onde as pessoas se sintam seguras.
The RSPCA Garden, desenhado por Martyn Wilson
Medalha de prata-dourada
Um jardim muito assente no conceito tão em voga do rewilding. Trazer cada vez mais biodiversidade para o meio urbano, para os jardins, para os pátios, e até para as varandas e terraços.
The Biophilic Garden Otsu – Hanare, desenhado por Kazuyuki Ishihara
Medalha de ouro
Um tendência cada vez mais usada quer no design interior quer no exterior. Desenhar com a natureza, introduzindo-o no desenho de arquitetura.
All About Plants Gardens
Choose Love Garden, desenhado por Jane Porter
Medalha de prata-dourada
Um jardim inspirado nos refugiados (a Choose Love é uma ONG que trabalha com refugiados), e nas rotas informais que eles percorrem através da Europa.
The Natural Affinity Garden for Aspens, desenhado por Camellia Taylor
Medalha de prata-dourada
Um jardim dedicado às pessoas do espetro do autismo e com necessidades especiais de aprendizagem.
School Food Matters Garden, desenhado por Harry Holding
Medalha de prata-dourada
Um jardim pensado para as crianças, criado principalmente com plantas comestíveis, plantas bem adaptadas ao clima, plantas nativas, etc.
The Sadler’s Wells East Garden, desenhado por Alexa Ryan-Mills
Medalha de prata
Um jardim que é uma celebração da dança e dos dançarinos. Com um desenho urbano e industrial contrabalançado com a presença de muitas árvores e o recurso à utilização de materiais sustentáveis e reciclados na construção dos pavimentos e mobiliário.
The Talitha Arts Garden, desenhado por Joe e Laura Carey
Medalha de ouro
Este foi o meu jardim favorito desta categoria, pois a beleza das borboletas em cerâmica é extraordinária e faz brilhar o espaço de uma forma única.
The Teapot Trust Elsewhere Garden, desenhado por Nicola Semple and Susan Begg
Medalha de ouro
Este jardim representa o poder da terapia face ao sofrimento. A alegria que a expressão através da arte pode trazer para uma criança que esteja a sofrer de uma doença ou dor crónica.
Jardim memorial à Rainha isabel II
Dave Green um Garden Designer muito conceituado desenhou um jardim de homenagem à Rainha, onde estão presentes todas as suas flores favoritas, em especial aquela que era a sua flor favorita Lily-off- the–Valley, lírio-do-campo ou Muguet.
Balcony & Container gardens 2023
Feels Like Home, desenhado por Rosemary Coldstream
Medalha de ouro
Um jardim de uma designer neozelandesa , um jardim muito bonito e intimista, em que a palete de cores usada, são um conjunto de verdes frescos que lhe invoca as suas memórias de infância na Nova Zelândia.
The Hampden Stargardt Garden, desenhado por Joanne Edmonds and Camilla Windsor-Clive
Este é um espaço sensorial inspirado nas pessoas que sofrem de doença de Stargardt que se caracteriza por perderem a visão central.
The Mary Anning Space to Learn Garden, desenhado por Julie e Andrew Haylock
Medalha de bronze
Este espaço foi desenhado par a escola primária de Dorset inspirado na vida da paleontóloga do século 19 Mary Anning. Os bancos são talhados em troncos de árvores, o que acaba por promover habitat par uma série de insetos.
The Platform Garden, desenhado por Amelia Bouquet e Emilie Bausager
Medalha de prata-dourada
Um pequeno jardim que simboliza, o que se pode fazer por exemplo numa paragem de comboio, tornar um espaço normalmente desagradável em algo muito bonito e confortável.
The Shifting Garden, desenhado por The Chelsea Gardener
Medalha de prata dourada
Um espaço que pretende ser uma inspiração para espaços urbanos sustentáveis de baixa manutenção. As floreiras são de hypertufa o que é um material muito sustentável, a utilização de espelho dá-nos a sensação de que o espaço é muito maior.
The Folio Society’s Reading Room Garden, desenhado por Katherine Holland
Medalha de prata-dourada
Um espaço inspirado pelo amor à leitura e aos livros. Um santuário que promove o poder transformativo que os livros provocam nas pessoas.
The Doorstep Library Garden: Words Take you Places, desenhado por Gini Denison-Pender, Philippa Craddock, Anna Garner.
Um pequeno espaço que conjuga a importância dos livros e das florestas tropicais chuvosas e tão importantes para o planeta e para a sua biodiversidade.
The Restorative Balcony Garden, desenhado por Christina Cobb
Um espaço de 5×2 m muito inspirador onde cada centímetro horizontal e vertical é aproveitado para plantar e criar zonas de estar e verdes muito agradáveis e onde a biodiversidade é privilegiada.
The St George ‘Alight Here’ Balcony Garden, desenhado by Emma Tipping
Medalha de ouro
Um espaço com muito bom gosto criado para descansar no final do dia, descomprimir, beber um café, um copo de vinho, ler um livro ou apenas descansar e cuidar das plantas.
Great Pavillion
Aqui podemos encontrar as novidades e os melhores produtores e viveiristas de todo o tipo de plantas, mais de 70, e também ferramentas, materiais, mobiliário de jardim, material de rega, etc.
Há grande especialistas só de delphinium, e de digitalis (dedaleiras – foxglove), plantas absolutamente maravilhosas para fazer bordaduras floridas.
Para quem gosta de Allium gigantes pode aqui encontrar, de várias cores, tamanhos e formas diferentes.
Nunca tinha visto uma variedade tão grande de sardinheiras, os pelargonium, com cores, formas e texturas completamente diferentes do habitual.
Há também um produtor especializado em jarRos (callas) com variedades de todas as cores. Também produtores de gladíolos, de agapantos, dálias, cravos, begónias, narcisos, clematis, hortícolas, etc.
A planta vencedora do ano foi um fantástico agapanto quase negro:
- Agapanthus Black Jack
Ainda se pode inscrever nas viagens à Toscana e ao Sri Lanka. Viaje connosco!
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.