Revista Jardins

Como combater o míldio e o oídio

Oídio

 

Fique com algumas receitas de fungicidas orgânicos para prevenir e combater os fungos das suas plantas de uma forma natural.

 

Oídio

 

Prevenir

Infusão de alho

Triture 1 kg de alho em 3 litros de água (se possível de nascente) e 1 litro de álcool. Deixe macerar por 24 horas, de seguida, coe e reserve. Use um litro deste preparado para cada 20 litros de água. Aplicar preventivamente, com 15 dias de intervalo entre a primeira e a segunda aplicação; no caso de plantas já infetadas, dar o mesmo intervalo nas duas primeiras e um mês nas seguintes, até à cura das plantas.

 

Combater

Solução de bicarbonato de sódio

1- Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em aproximadamente 3,8 l de água à temperatura ambiente.

2- Adicione uma ou duas gotas de detergente de loiça para ajudar a solução a aderir à planta.

3- Junte uma colher de chá de óleo vegetal (de girassol, azeite, etc.) e agite bem para criar uma emulsão que vai ajudar a conter os  esporos (e limitar a reinfeção da planta).

4- Pulverize as áreas afetadas com a solução.

5- Repita várias vezes conforme necessário.

6- Entenda como funciona: esta solução muda o equilíbrio do pH na superfície da planta, tornando-a um ambiente inadequado para a proliferação do oídio.

Aplicar preventivamente, com 15 dias de intervalo entre a primeira e a segunda aplicação; no caso de plantas já infetadas, dar o mesmo intervalo nas duas primeiras e um mês nas seguintes, até à cura das plantas.

 

Leia também:

As 5 pragas do jardim

 

Míldio

 

Míldio

Prevenir

Infusão de cavalinha (míldio da batateira e do tomateiro e outra doenças criptogâmicas)

Sempre que o tempo estiver húmido, aplicar uma infusão de cavalinha (Equisetum arvense). Para preparar esta infusão, deve colocar as plantas de molho 24 horas e depois ferver 20 minutos, tapar e deixar arrefecer (1 kg de planta fresca ou 150 g de planta seca para 10 litros de água). Diluir a 5% antes de pulverizar.

Combater

Para combater o míldio do tomateiro. Ferver um molho de hortelã e coentros. Eles produzem uma calda perfumada com a qual se pulverizam os tomateiros.

 

Atenção!

Perceba que a eficácia de cada um destes produtos caseiros depende da terra, do clima, da proximidade do mar, etc. Por isso é importante começar por fazer aqueles em que os ingredientes estão disponíveis na sua região e se não der resultado, não desista e vá experimentando os outros. Tudo menos químicos! A sua saúde agradece e o meio ambiente também.

 

Leia também:

A joaninha que gosta de fungos

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


 

Exit mobile version