Revista Jardins

Compota de laranja inteira

3 frascos | 1h e 55 minutos

Pensar em laranjas e associá-las ao Algarve é uma imagem que nos surge com a maior naturalidade. Devido às características do solo, à quase ausência de geadas e à longa exposição solar, é fácil perceber porque é nas solarengas terras do Sul que se concentra a maior parte da produção nacional deste citrino de casca fina, mas com um elevado teor de sumo.

Mas mais do que na paisagem algarvia, a verdade é que a laranja está fortemente enraizada na nossa história enquanto nação. Acredita-se que foram os portugueses que terão introduzido o fruto na Europa, muito provavelmente vindo da China, e que o espalharam um pouco pelo resto do mundo. Uma vez que estamos em pleno verão (um dos dois picos de produção, a par com dezembro-janeiro), lembrei-me que era uma boa altura para fazer uma compota de laranja. Até porque combater o desperdício também é isto: aproveitar quando há em excesso e guardar para os outros dias do ano.

A particularidade da receita que partilho convosco é a utilização das laranjas inteiras de modo a tirar partido da pectina naturalmente presente nas cascas. Além ser muito rápida de fazer, utiliza apenas quatro ingredientes, e o resultado é uma compota bastante intensa, com uma maravilhosa combinação entre doce e amargo que vai encher a vossa cozinha com um aroma viciante. A companhia perfeita para a fatia de pão dos vossos pequenos-almoços de verão.

E, para terminar, uma daquelas curiosidades que vos pode dar jeito num qualquer concurso televisivo: sabiam que laranja em romeno se diz portocálâ, em turco portukal e em grego portukáli?

Ingredientes

4 laranjas médias
1 limão
250 ml de água
800 g de açúcar

Preparação

Comece por lavar as laranjas e o limão, esfregando bastante bem as cascas. Descarte as pontas superior e inferior das laranjas. Abra as laranjas ao meio e retire os filamentos brancos do centro. De seguida, corte cada metade em quatro partes. Tenha atenção para, caso tenha sementes, as rejeitar também.

Num processador de alimentos, triture os pedaços de laranja de modo a ficar com a casca em fragmentos muito pequenos.

Verta este preparado para uma panela grande e acrescente a raspa e o sumo do limão. Cubra com a água e leve ao lume, em fogo baixo, cerca de uma hora, até a fruta se apresentar macia. Junte o açúcar e leve de novo ao lume mais 45 minutos, até engrossar.

Para testar, coloque um pouco de doce num prato frio, deixe arrefecer e passe um dedo no centro – deverá abrir uma pequena “estrada” que se manterá firme. Se tiver um termómetro, a mistura deve rondar os 110-115 ºC.

Use a varinha mágica para homogeneizar a compota. Ou então, se gostar de uma textura com alguns pedaços de casca, ignore este passo.

Despeje em recipientes com tampa previamente esterilizados. Feche os frascos de imediato e vire-os ao contrário, deixando-os assim até arrefecerem por completo e, desta forma, ganharem vácuo natural que ajudará a compota a preservar-se por mais tempo.

 

Gostou deste artigo? Pode ver mais receitas aqui.

Leia também a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

 

Exit mobile version