Ciclo de conversas | Ministério da Qualidade de vida
Novembro 7 @ 18:30 - 20:00
Entre 1981 e 1983, Gonçalo Ribeiro Telles foi ministro da Qualidade de Vida do VIII Governo Constitucional de Portugal. Viana Barreto foi Diretor-Geral de Ordenamento e criou o primeiro departamento público de arquitetura paisagista – o Serviço da Paisagem. Estes dois arquitetos paisagistas foram autores do projeto do Jardim Gulbenkian.
Foi durante este período que se desenvolveram relevantes estudos que incidiram sobre o ordenamento da paisagem e que resultaram, mais tarde, em instrumentos como a Reserva Ecológica Nacional, a Reserva Agrícola Nacional, a Lei de Bases do Ambiente e a Lei de Impacto Ambiental.
Num contexto de emergência climática assinalada sobretudo pelas gerações de jovens adultos, urge deixar de gerir o ambiente e a paisagem como recursos, mas como direitos consagrados na Constituição desde 1976 e na Carta Universal de Direitos Humanos desde 2022.
No ano em que a democracia portuguesa faz 50 anos, a Fundação Calouste Gulbenkian oferece um ciclo de conversas, onde procuraremos identificar as questões mais pertinentes no âmbito da sustentabilidade, regeneração, liberdade, participação e cooperação.
Local: Fundação Calouste Gulbenkian
Datas: 7 novembro, 25 novembro e 2 dezembro
Horário: 18h30-20h00