Zundert, 4 a 6 de outubro
Esta 33.ª edição da feira foi um enorme sucesso, o espaço esgotou muito tempo antes do início, tendo muitos expositores ficado em lista de espera. Penso que foi a única feira onde fui que não tinha um único metro quadrado livre!
Estavam muitos expositores holandeses, mas também belgas, franceses, polacos, etc., tendo-se notado um grande crescimento de visitantes estrangeiros; neste momento representam já 32% do total, oriundos de países como França, Polónia, Itália, Reino Unido, Dinamarca, Portugal, Sérvia, Montenegro, Alemanha, etc.
Pela primeira vez, a feira foi organizada num pavilhão construído para o evento, o Treeport Centre, que tem ótimas condições, e a feira é organizada de uma forma muito original, ao longo de um percurso, que não repetimos, dai ser medida em quilómetros.
Leia também:
Coníferas
Estamos no sítio certo para ver as coníferas mais bonitas e mais originais. Nunca tinha visto tanta variedade, de todas as formas e de muitas dimensões diferentes do habitual. Gostei especialmente dos Koningstuin, que têm a marca Kings Garden Collection, com uma quantidade de coníferas absolutamente impressionante.
Buxo
Por toda a Europa existe um grande problema com as doenças e a traça no buxo, e conheci os produtores Herplant, belgas que são especialistas na criação de novas variedades de buxo. Estão há vários anos a estudar e a criar novas variedades de buxo que podem vir a ser muito úteis nos jardins históricos, que estão a perder os seus desenhos de buxo.
Árvores ornamentais
As árvores ornamentais têm aqui uma grande presença, nomeadamente os áceres, os teixos, todas as coníferas de que já falei anteriormente, as bétulas e também as Magnolias soulangeanas que nunca tinha visto, com tantas florações diferentes.
Os teixos (Taxus), e as faias (Fagus) e os Prunus são também uma das grandes especialidades e aqui conseguem encontrar-se de todas as formas e de todas as dimensões.
Arbustos e herbáceas
Neste sector há todo um mundo de plantas produzidas com grande qualidade, impressionantes coleções de camélias e azáleas, Ceanothus, Hebe, Hydrangea. Fiquei verdadeiramente encantada com as variedades de Buddleja o famoso arbusto das borboletas, a variedade ‘Tutti Fruitti é espetacular. Há também uma grande oferta de arbustos como os Viburnum, cotoneáster, piracanta, videiras de grande dimensão e de formas bastante artísticas. Muitos frutos vermelhos, mirtilos, framboesas, uva-espim, sabugueiro, etc.
Há uma grande preocupação com a sustentabilidade ambiental e empresas que têm plantas insect-friendly e eco-friendly.
Visita a produtores de plantas
No programa que a organização da feira tinha para os jornalistas, que eram mais de 20, vindos de toda a Europa, havia uma visita a produtores de plantas de que gostei bastante, pois permitiu-me conhecer um pouco da produção holandesa.
Leia a reportagem completa na revista Jardins de novembro.
Leia também:
Mais informações
| www.grootgroenplus.nl/en/home | www.voltz-horticulture.com | www.plantipp.eu | https://meerplant.be/nl/home-2/ | www.plantesetplus.nl | https://koningstuin.nl | www.kaluzinscy.pl | https://faassen.nl/nl/ | www.herplant.be | www.plantselect.be |
Gostou deste artigo? Siga-nos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.