Revista Jardins

Hortelã

hortelã

70 Kcal/100g rica em vitamina C,B e D e em sais minerais coo magnésio, ferro, sódio e potássio.

 

Uma planta aromática perene indispensável que se pode cultivar durante todo o ano.

 

A hortelã (Mentha spicata L.) pertence à família das lamiáceas, é uma planta herbácea perene, rasteira, podendo atingir entre os 30 cm e os 100 cm de altura. Existem diversas variedades de hortelã, mas as mais conhecidas são a hortelã-vulgar e a hortelã-pimenta, distinguindo-se principalmente pelo formato e coloração das folhas e do caule, e até pelo odor e aroma, que variam bastante de uma variedade para a outra.

Apresenta diversas origens, dividindo-se entre a Europa, África e Ásia, tendo origem híbrida. Existem dados do seu uso no passado por povos como os egípcios, gregos, romanos, americanos e hebreus. A sua origem está sobretudo ligada à mitologia, mas era usada com maior expressão, para decorações em grandes banquetes e chás.

Bastante usada para fins medicinais, a hortelã é bastante conhecida para o auxílio em problemas digestivos, popular pelos seus efeitos calmantes, estando a ser cada vez mais utilizada no combate a problemas psicológicos como transtornos de ansiedade e é consideravelmente eficaz como expetorante, sendo comum extrair o óleo essencial para ser usado como auxílio ao tratamento de bronquites. Possui ainda efeito repelente, útil para o combate de pequenas pragas como a mosca-branca.

Para fins culinários, é bastante utilizada em saladas, sopas, temperos, água aromatizada, batidos e chás.

 

Veja o vídeo:

Plantas aromáticas… o essencial

 

Ficha de cultivo

Mentha spicata L.

Altura: 30-100 cm.

Época de sementeira/plantação: Adapta-se bem a qualquer estação do ano, mas não apresenta um bom desenvolvimento em climas demasiado frios ou demasiado quentes, pelo que a sua temperatura ótima de produção ronda os 20 oC.

Local de cultivo aconselhado: Desenvolve-se muito bem em solos leves, arenoargilosos e que possuam bastante matéria orgânica. Têm preferência por solos com o pH entre 6 e 7 e precisa de bastante humidade, consegue adaptar-se a solos pesados e ácidos, mas não suporta solos secos.

Manutenção: Esta cultura não necessita de muitos cuidados culturais. O mais importante é regar regularmente para evitar que o solo fique demasiado seco.

 

 

Condições ótimas de cultivo

A hortelã adapta-se bem a qualquer estação do ano, mas não apresenta um bom desenvolvimento em climas demasiado frios ou demasiado quentes, pelo que a sua temperatura ótima de produção ronda os 20 oC. Adapta-se bastante bem a climas temperados e subtropicais e é consideravelmente exigente no que respeita às necessidades hídricas, pelo que se deve proceder a uma rega regular por aspersão caso não ocorra precipitação.

Desenvolve-se muito bem em solos leves, arenoargilosos que possuam bastante matéria orgânica. Têm preferência por solos com o pH entre 6 e 7 e precisa de bastante humidade. No entanto, consegue adaptar-se bem a solos pesados e ácidos, mas não suporta solos secos. O local de produção deve ser ainda bem protegido do vento.

 

Sementeira e/ou plantação

Apesar de se poder semear, a forma mais comum de se propagar a hortelã é vegetativamente através da divisão de caules que têm bastante facilidade em enraizar. O compasso deve ser de 30 cm na linha e 50 cm na entrelinha. Pode também optar por plantar em vaso, mas deve garantir que este é o mais largo possível uma vez que a hortelã se desenvolve bastante lateralmente. Deve-se limpar bem o local antes da instalação da cultura, retirando todas as pedras e restos de culturas anteriores que possam estar no local.

No que respeita às mobilizações de solo, deve-se garantir um bom esmiuçamento do solo e promover o arejamento.

Apesar de a cultura se adaptar a qualquer estação do ano, a altura ideal para a sua propagação é no outono-inverno.

 

Veja o vídeo:

Jardinar em Casa #28: Hortelãs, Como Cultivar

 

Rotações e consociações favoráveis

As suas consociações favoráveis são as couves e as favas, uma vez que hortelã repele algumas pragas que afetam estas culturas. Também é favorável com a alface. Como precedente cultural desfavorável é apenas de se evitar o milho.

 

 

Cuidados culturais

Esta cultura não necessita de muitos cuidados culturais. O mais importante, como já foi referido, é regar regularmente para evitar que o solo fique demasiado seco. Além da rega, apenas é necessário mondar e/ou sachar para evitar concorrência e controlar a planta para que esta não seja muito invasora.

A nível de fertilização não é uma cultura muito exigente, pelo que proceder a uma adubação em verde é o suficiente.

 

Colheita e conservação

A colheita ocorre entre novembro e abril preferencialmente, e pode ser realizada após 20 dias da instalação da cultura, se o objetivo for colher as folhas, e um pouco antes da floração, caso o objetivo for extrair óleos essenciais.

A forma mais eficaz de colher as folhas é remover apenas a mesma e deixar o caule principal intacto. A hortelã consegue-se reproduzir durante anos e permite que se realizem várias colheitas ao longos dos mesmos.

No que respeita ao armazenamento, a hortelã pode durar fresca, cerca de três dias no frigorífico. No entanto a prática mais comum é secar as folhas sobre uma folha de papel de cozinha, num local fresco, seco e sem luz.

 

Leia também:

Os benefícios da hortelã para a saúde

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Exit mobile version