Jardins do Mundo 2024 – Açores

 

Viaje connosco!

 

Açores

12 a 17 Março

Ilha Terceira, São Miguel & Camélias nas Furnas

 

A revista Jardins convida-o a visitar o paraíso… os Açores! Será uma escapadinha às duas ilhas mais populosas do arquipélago, Terceira e São Miguel, durante a época mágica das camélias em flor.

Começaremos por visitar o centro histórico de Angra do Heroísmo, na Terceira, que para além da deslumbrante beleza das paisagens naturais, também é conhecida por ser detentora dum património único, repleta de palácios, palacetes, conventos e igrejas no esplendor do Renascimento, fortalezas e jardins paisagísticos repletos de vida e cor.

Passando para a ilha principal de São Miguel, aqui iremos encontrar luxuriantes jardins, ricos em espécies oriundas de África, da América do Sul e da Ásia, o que contribuiu para a riqueza botânica que podemos descobrir nos jardins açorianos, favorecidos pela situação geográfica destas ilhas, que apesar de serem paralelas ao Mar Mediterrâneo, em termos biogeográficos, ocupam uma posição excêntrica da região Macaronésia (que engloba Açores, Madeira. Canárias e Cabo Verde), conferindo-lhes uma ecologia insular única.

Passeando pela Lagoa das Sete Cidades, visitaremos o Jardim Pitoresco, na antiga casa de veraneio de António Borges da Câmara Medeiros, junto à Lagoa Azul. Explorando Ponta Delgada, visitaremos o Jardim Botânico José do Canto (privado mas inserido num ambiente urbano, possuindo alguns dos mais belos espécimes arbóreos dos jardins açorianos); o Jardim António Borges (uma propriedade municipal desde 1947, bem ao estilo pitoresco do seu autor) e os Jardins & Palácio Sant’Ana (datados do séc. XIX e construídos pelo morgado José Jácome Correia, acolhendo hoje em dia a sede do Governo dos Açores). Visitando a Lagoa das Furnas, veremos a Mata-Jardim José do Canto e com destaque para o emblemático Parque Terra Nostra, incluindo um exclusivo Workshop de Camélias, c/visita guiada á sua excelente colecção e outras surpresas criadas ao redor da flor rainha açoriana, nesta época do ano!

Para o acompanhar e liderar nesta viagem, terá a companhia da nossa diretora e arquiteta paisagista Teresa Chambel, bem como dos anfitriões dos Jardins e da Profª. da Univ. Açores, Isabel Albergaria.

Um programa exclusivo para quem ama os Jardins deste Mundo e que lhe vai dar memórias inesquecíveis!

 

Voos

Ida:

S4.231: 12 Mar, Lisboa, 14h10 — Terceira, 15h5, duração 2h40

SP.407: 13 Mar., Terceira, 18h35 — S. Miguel, 19h20, duração 45min.

Volta:

S4.128: 17 Mar., S. Miguel, 20h10 — Lisboa, 23h25, duração 2h15

Alameda das palmeiras no Parque Terra Nostra, Açores

Alameda das palmeiras no Parque Terra Nostra, Açores

 

Programa

Dia 1: 12 março (3ª feira)

Lisboa – Terceira

Comparência pelas 11h30 nas partidas do Terminal 1, do Aeroporto de Lisboa, para formalidades de embarque no voo S4.231 e partida ás 14h10 com destino a Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira. Refeições pagas a bordo. Chegada ao Aeroporto das Lajes às 15H50.

Recepção e assistência pelo guia local e transporte privativo ao centro histórico de Angra do Heroísmo (Património Mundial da UNESCO, que marca as diferentes épocas/estilos, sendo o testemunho das vivências de uma cidade Portuária, cosmopolita que deu novos mundo ao Mundo) começando por visitar o MAH-Museu de Angra do Heroísmo, edificado no Convento São Francisco, com um espólio vasto e diversificado abrangendo a história regional e as suas relações com o Mundo.

Pelas 18h30, transporte ao hotel para formalidades de check-in. Jantar e alojamento em Quarto Vista Mar no Hotel Terceira Mar 4*.

 

Dia 2: 13 março (4ª feira)

Terceira – São Miguel

Pequeno-almoço buffet no hotel. Pelas 09h00, início do n/Tour pedestre c/Guia local, conhecendo o Castelo dos Moinhos (agora conhecido pelo ‘Alto da Memória’), local da primitiva fortaleza de Angra, onde se ergue hoje o Obelisco da Memória, passando ao Jardim Duque da Terceira, um dos mais belos jardins públicos do arquipélago açoriano, ocupando os antigos terrenos do Colégio dos Jesuítas e dos quintais da Casa do Capitão Donatário. Passamos ainda pelo Jardim do Palácio Capitães Generais, terminando com a Sé Catedral (Igreja do Santíssimo Salvador), data de 1496.

Almoço (Menu Vegetariano) no Restaurante Casa do Jardim. Pelas 14h30, recolha da bagagem no hotel e transporte privativo até à Serra Santa Bárbara, para visita ao seu Centro Interpretativo, para a compreensão do património natural do Parque Natural da Terceira, ficando a conhecer o processo de formação e evolução geomorfológica da ilha e relação com as áreas de elevado interesse em termos de geodiversidade e biodiversidade. Seguiremos para o famoso Algar do Carvão, Monumento Natural Regional, que fica na Caldeira Guilherme Moniz, um antigo vulcão adormecido onde desceremos até cerca de 100m, entre estalactites, até uma lagoa subterrânea de águas cristalinas.

Seguindo ao Aeroporto das Lajes, formalidades de embarque no voo SP.407, às 18h35, com destino à ilha de S. Miguel. Chegada a Ponta Delgada às 19h20. Recepção e transporte privativo ao hotel. Jantar e alojamento em Quarto Vista Mar no Hotel Marina Atlântico 4*.

 

açores

 

Dia 3: 14 março (5ª feira)

São Miguel (Lagoa Sete Cidades & Jardins)

Após pequeno-almoço buffet no hotel, saída às 08h30 em transporte privativo c/guia local para visitarmos um dos locais mais emblemáticos
na zona ocidental da ilha, a Lagoa das Sete Cidades (uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal), com visita exclusiva ao Jardim Pitoresco, localizado na antiga casa de veraneio de António Borges da Câmara Medeiros, grande proprietário e colecionador de pintura que se serviu do cenário natural da Lagoa Azul, para pano de fundo desta transformação paisagística. As primeiras árvores plantadas entre 1850-55, eram provenientes da Oceânia.

Regresso a Ponta Delgada pelas 11h00 e visita a um dos 3 jardins mais representativos da capital micaelense, começando pelos Jardins do Palácio Sant’Ana, construídos no séc. XIX, pelo morgado José Jácome Correia, sendo um conjunto classificado, um importante museu vivo e Património Natural dos Açores. Desde 1980, este palácio acolhe a sede da Presidência do Governo dos Açores, pelo que a visita ao seu interior, está sempre sujeita a confirmação mediante a agenda do Presidente do Governo Regional dos Açores. Seguiremos a pé para o Jardim Botânico José do Canto, onde nos aguarda uma recepção pelo proprietário Dr. Augusto Athayde com uma exclusivo almoço no Palácio José do Canto.

De tarde faremos a visita guiada a este jardim privado em pleno ambiente urbano (a Norte do seu centro histórico), que revela os esforços de aclimatação e de colecionismo botânico do seu criador. Nos seus cinco hectares de jardim, podemos contemplar alguns dos mais belos espécimes arbóreos dos jardins açorianos, com árvores seculares que acompanham várias gerações da mesma família, desde a sua criação em 1845, tendo passando pela gestão de sucessivos jardineiros-chefes ingleses, George Brown (1813-81), Peter Wallace (1820-??), Alexander Reith (1800-74), etc, e partilhando conhecimento e algumas espécies com prestigiados Jardins Botânicos mundiais (Royal Kew Gardens, Jardin de Plantes de Paris, J.B. Sidney, J.B. Rio de Janeiro, J.B.S. Petersburgo).

Seguiremos a pé para breve visita ao Jardim António Borges, sendo propriedade municipal desde 1947 e que ostenta o estilo pitoresco do seu autor, reflete o seu espírito cosmopolita, o fascínio pelo simbolismo de raiz maçónica e o gosto pelo colecionismo botânico, através de grutas de pedra vulcânica, dos lagos recortados, nos caminhossinuosos e na flora luxuriante trazida dos viveiros de Liège, Gante e Londres.

Regresso livre ao hotel. Jantar livre. Alojamento em Quarto Vista Mar no Hotel Marina Atlântico 4*.

 

Jardim António Borges, Ponta Delgada

Jardim António Borges, Ponta Delgada

 

 

Dia 4: 15 março (6ª feira)

São Miguel – Capelas – Lagoa das Furnas

Após pequeno-almoço buffet no hotel e formalidades de check-out, saída às 09h00 em transporte privativo c/guia local para visitarmos uma das mais antigas e famosa, Plantação de Ananás Augusto Arruda, com recepção de Boas-Vindas exclusiva ao Grupo Jardins do Mundo. Pelas 10h00, seguiremos até Capelas, na vertente Norte, para uma visita exclusiva a uma propriedade privada, a Quinta da Torre, datada do séc. XIX, que sendo uma quinta e não um jardim, possui uma intencionalidade de fruição estética e social, com alguns elementos arquitetônicos interessantes, percursos delineados e plantas tanto exóticas como autóctones, com uma rica produção agrícola, sendo por exemplo as bordaduras das ruas com plantas de chá.

Pelas 13h00, almoço no Restaurante da Associação Agrícola AASM, para prova do famoso bife frito c/pimenta da ilha (alternativa vegetariana possível). De tarde seguiremos para a freguesia de S. Brás, onde se encontram as grandes plantações de chá da ilha. A Camellia sinensis, planta que está na origem do chá verde e do chá preto, segundo estudiosos, foi introduzida em 1750, transportada pelas naus oriundas do Oriente. Segundo registo documental, as sementes do chá foram introduzidas na ilha por Jacinto Leite, comandante da Guarda Real de João VI de Portugal, retornado do Brasil em 1820. Mas só em 1878 é que se desenvolveu a Sua produção (em compensação da crise da produção da laranja) com instruções de dois técnicos chineses de Macau, trazidos pela Sociedade Promotora da Agricultura Micaelense, que trouxeram novas sementes da planta – a Jasmin grandiflorum e a Malva vacciones – ensinando técnicas de preparação das folhas e fabrico do chá. Visitaremos ainda a famosa Fábrica de Chá Gorreana (a única ainda em atividade na Europa e com a maquinaria original), com realização de Prova de Chá & Biscoitos.

Seguindo em direcção à Lagoa das Furnas, faremos uma breve paragem no Miradouro Salto do Cavalo (dependente do clima do dia), para contemplar o excelente panorama sobre a Lagoa. Chegadas às Furnas, check-in no hotel com recepção exclusiva ao Grupo Jardins do Mundo, com Cocktail de Camélia, assinatura do Chef do Hotel Terra Nostra Garden. Pelas 20h00, Jantar Regional no restaurante principal do hotel. Alojamento em Quarto Cosy Arte Deco no Hotel Terra Nostra Garden 4*Sup.

 

Dia 5: 16 março (sáb.)

Lagoa das Furnas

Após pequeno-almoço buffet no hotel, hoje será um dia todo dedicado à flor rainha açoriana desta época do ano… a Camélia! Pelas 09h30, início do evento exclusivo ao Grupo Jardins do Mundo, começando com um Workshop de Camélias pelos jardineiros do Parque Terra Nostra, seguido de uma visita guiada pelo interior do mesmo Parque, para ver de perto a fantástica Colecção do seu Jardim de Camélias, entre as outras espécies da preciosa flora dos jardins deste Parque. O Parque Terra Nostra é o mais famoso jardim açoriano e dos mais vastos (com 12,5 hectares de área), cuja história se liga á transformação das Furnas como a importante estância termal e turística da ilha de S. Miguel. Para além do popular grande tanque de água termal, rodeado por um anel de araucárias seculares, encontrará incríveis colecções botânicas como, o jardim das Cycadales, o Jardim dos Fetos, o Jardim das Bromeliáceas, o jardim das Endémicas dos Açores, o Jardim das Vireyas, a Avenida dos Ginkgo biloba, lagos vulcânicos, ribeiros de águas férreas, grutas românticas, pontes e miradouros num sem-fim de perspectivas de grande efeito cénico, sendo o resultado de várias intervenções desde o séc. XVIII até hoje.

Pelas 13h00, almoço especial no Hotel Terra Nostra c/Master Class do Chef, onde a Camélia terá o seu devido destaque.

A tarde será inteiramente livre para a possibilidade de atividades a gosto pessoal, entre relaxar no quarto, desfrutar duma massagem relaxante no Spa do hotel, tomar banho na piscina termal do Parque Terra Nostra (acesso livre aos hóspedes do Hotel Terra Nostra Garden) ou explorar os recantos deste imenso Parque.

No caso de querer sair da imediações, tem sempre como opção a visita ás Caldeiras das Furnas, ao Balneário Termal e até uma caminhada no recente Parque Grená, localizado junto à lagoa, sendo uma antiga propriedade de 180,000m2 com densa vegetação endémica e uma casa senhorial de 1858, pertença do cônsul inglês de Ponta Delgada, abrindo ao público apenas em Dez./2019, revelando um jardim secreto, usado nos Verões pelos cônsules e seus convidados privados da elite inglesa, que vinham diretamente de Inglaterra em hidroavião, aterrando na própria lagoa.

Pelas 19h30, Jantar Especial de Despedida no hotel (sugerida indumentária florida). Alojamento em Quarto Cosy Arte Deco no Hotel Terra Nostra Garden 4*Sup.

 

 

Dia 6: 17 março (dom.)

Furnas – Ponta Delgada – Lisboa

Após pequeno-almoço buffet no hotel, pelas 09h00, saída em transporte privativo para visita exclusiva guiada pela Professora Universitária Isabel Albergaria ao Parque Piquinho das Furnas. Desconhecido para muitos, revela dramáticos contrastes entre planuras amenas e bucólicas, acompanhadas pelo murmúrio da ribeira das Murtas e acentuados riscados por caminhos serpenteantes, elevando-se no cume das montanhas que circundam o Vale das Furnas. Possui todo um ar muito misterioso, com um lago de águas escuras, com margens sinuosas onde se abrem arcos rochosos de grutas semisubmersas, com caminhos atapetados de musgos, troncos cobertos de líquenes e generosas copas de arbustos e árvores de grande porte. Foi afincadamente recuperado por Luísa Margarida da Câmara Velho de Mello Cabral Gago da Câmara e seu esposo Estevão Gago da Câmara, o 5º Barão de Fonte Bela, com espécies antigas de Camélias a ‘Calypso’ (conhecida como a ‘Espanhola’), a ‘Mathotiana Alba’ e a ‘Myrtifolia’ (nome local: a Taça-de-Formusura).

Visitaremos ainda a Mata-Jardim José do Canto, um arboreto com árvores seculares dos cinco continentes, que se estende na margem Sul da Lagoa das Furnas e uma capela neogótica que foi a última morada do fundador do jardim, José do Canto (1812-1898) e sua esposa, Maria Guilhermina (1826-1887), cujo legado permaneceu na família ao longo de gerações, tendo sido aberto ao público apenas no séc. XXI, pela mão de Margarida Jácome Hintze Ribeiro Rodrigues, bisneta do casal. O seu traçado combina um pequeno jardim formal francês e longos passeios com curvas largas, desenhados pelos conceituados arquitetos paisagistas parisienses da época, Barillet-Deschamps e Georges Aumont. Entre araucárias, sequóias, carvalhos, castanheiros, destaca-se a grande colecção das Camélias (‘Brunesllesca’, ‘Isabelle’, Il Garofano’, ‘Ninfa del Tebro’, ‘Virginia Franco’, ‘Cup of Beauty’, Chandlers Elegans’).

Pelas 12h30, seguiremos para as fumarolas, para assistir ao retirar das panelas do famoso Cozido das Furnas, que será o n/almoço tradicional em sala do hotel. Pelas 14h30, check-out e última visita pedestre ao Parque Beatriz do Canto. Pelas 16h30, transporte privativo ao aeroporto de Ponta Delgada para as formalidade de embarque no voo direto S4.128, com partida ás 20h10, com destino a Lisboa. Refeições ligeiras pagas a bordo. Chegada prevista ao Aeroporto Humberto Delgado ás 23h15.

FIM da Viagem

 

Mata-Jardim

Mata-Jardim José do Canto.

 

Alojamento

Ilha Terceira | Hotel Terceira Mar 4*

Ilha São Miguel | Ponta Delgada | Hotel Marina Atlântico 4*

Ilha São Miguel | Furnas | Hotel Terra Nostra Garden 4* Sup.

 

Preços

preços viagem açores

 

Veja aqui o programa detalhado, preços e pacotes

 

Informações & Reservas

Data limite para inscrições: 31 janeiro 2023

Para reservar o seu lugar, envie email para: [email protected]

Os lugares são limitados – inscrições aceites por ordem de chegada.

Depósito para confirmação: 250€ não reembolsáveis

Reforço / sinalização: Mínimo 500€ p/pessoa, até 1 janeiro de 2024 (desistências, após esta data, não são reembolsáveis)

Liquidação da viagem até 2 de fevereiro de 2024

Os pagamentos deverão ser efetuados por transferência bancária para: NIB: 0033 0000 4534 4507 4540 5

 

Organização

Agência de Viagens CoolTravel | 212 909 390

Paulo Pinto Assunção | 937 011 198 | [email protected]

 

Veja também a viagem à NORMANDIA

Jardins do Mundo – Normandia

 

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar