Aproxima-se uma época festiva para estar e viver em família. Meses de reencontros em que as noites frias ganham cor e dinâmica com os momentos em família. Este mês, partilhamos algumas ideias para que nos sintamos mais envolvidos por esta época de união, partilha e prosperidade! Aproveitemos a quadra natalícia para criar mais uma atividade em família! Decoremos as nossas varandas e animemos as nossas ruas. Aqui ficam algumas sugestões.
A árvore
Comecemos por colocar uma árvore, um elemento referenciador desta quadra, que, através das suas agulhas e da sua forma cónica, ganha mais vida, quando iluminada e decorada. Nas varandas maiores, podemos optar pelo tradicional pinheiro (Pinus pinaster) com o seu aspeto bravo e “despenteado” ou então, pela Picea abies , com um porte fi rme e arrumado. Este é mais conhecido pela árvore de Natal ou abeto-da-noruega.
Picea abies
Não podendo ter estas árvores de grande porte, podemos optar por soluções topiadas e conduzidas de forma cónica, como a Taxus bacata (teixo), Chamaecyparis sp. (falsos ciprestes) ou mesmo o Buxus sempervirens (buxo).
Coroa de Natal
Se optar por uma coroa de Natal natural, ainda que seja uma solução cara e temporária, pode beneficiar dos aromas que poderão libertar os ramos de eucalipto, buxo ou teixo. Pode ser decorada com laços coloridos, à sua escolha, vários tipos e tamanhos de pinhas ou até mesmo fruta da época.
Iluminação de Natal
A simplicidade da luz pode iluminar todo um cenário. Hoje em dia, é tão fácil e acessível adquirir soluções variadas e sustentáveis. Assim, iluminamos as nossas varandas, e criamos diferentes acontecimentos pelas nossas cidades.
Lanternas de velas
Nada como o calor da chama das velas para tornar os nossos terraços mais quentes e acolhedores. Trata-se de uma luminosidade diferente, em que através de vários tipos de lanternas podemos criar composições interessantes entre as plantas.
Estrela-do-Natal (Euphorbia pulcherrima)
Para finalizar, nada como propor a planta que ganha mais destaque durante esta época festiva, a poinsétia ou estrela-do-Natal. Trata-se de uma planta que exige uma elevada exposição solar e é necessário protegê-la ao máximo das correntes de ar ou de temperaturas muito frias. É aconselhado evitar o contacto com as crianças e animais de estimação, pois é considerada uma planta extramente tóxica.
Deixemo-nos contagiar pelo espírito natalício para decorar as nossas varandas!
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.