Revista Jardins

O COVID-19 fez nascer o Jardim AURORA VERDE

Filigrana de Cactos e Suculentas, elaborado pelos Vizinhos do Bairro Santos, Avenidas Novas, Lisboa.

Durante a primeira vaga da pandemia do COVID19, é natural que pelo seu sonho em ver Portugal todo florido, Tó Romano (mentor do Eva Dream Florir Portugal) se encontrasse no relvado em frente ao edifício Bruxelas onde vive, de enxada na mão a plantar bolbos de flores, enquanto passeava os cães.

Em época problemática igualmente marcada por alterações climáticas, os seus vizinhos saturados de estarem em casa e provavelmente também sensibilizados por noticias motivadoras como o regresso de golfinhos ao Rio Tejo, o aparecimento de Flamingos em Peniche ou a ausência de poluição (inclusivé sonora – o bairro fica na rota de aterragem da aviões ao aeroporto) não ficaram indiferentes ao verem aparecer flores no bairro.

Luísa Bivar Roseiro, vizinha do Tó, desceu com uma planta e pergunta-lhe se poderia ser plantada no jardim. Era um cacto!… Optaram por o plantar junto à empena do edifício virada a sul, e protegido dos ventos dominantes de norte. Isolado que ficou, decidiram acrescentar-lhe mais dois ou três exemplares de cactos que ambos tinham em casa.

Foi então que o inesperado aconteceu:­­ diariamente, vizinho atrás de vizinho de todo o Bairro Santos aparecia com um cacto ou suculenta, pretendendo assim participar e contribuir para o crescimento do Jardim.

O resultado está agora à vista de todos, o Tó e a Luísa zelaram pela plantação e distribuição dos exemplares na faixa de terreno de 18 metros de comprimento por 2 metros de largura.

Uma autêntica filigrana de aproximadamente 200 plantas, incluindo mais de 120 espécies diferentes de cactos e suculentas, assim como pedras roladas, troncos e rochas vindas um pouco de todo o território nacional que ajudam a criar um efeito rendilhado, qual crochet verde! E também com conchas, não fosse ele um Jardim à Beira Mar Plantado!

Este jardim de beleza invulgar, rapidamente começou a funcionar como local de encontro, sorrisos, convívio e de aproximação entre as pessoas, vizinhos que se conheciam de vista mas não falavam entre si, e outros desconhecidos.

Um novo espaço de bem estar e bem-estar entre todos, que convida à contemplação da Natureza (seguramente anti-stress face ao momento que todos estamos a viver), e ao respeito que por ela todos devemos ter.

Jardim Aurora Verde, um espaço de Partilha e de Respeito pela Natureza. 

Apesar de ser um jardim aberto na via pública e de poder ser apetecível a que dele sejam retirados exemplares, tal facto não tem ocorrido. O jardim surgiu com o envolvimento, colaboração e participação de muitos vizinhos, tratado e cuidado por todos, um espaço de partilha e de respeito pela Natureza.

É este o espírito que se assiste no Jardim Aurora Verde, esperamos que assim se mantenha de modo a poder vir a tornar-se um exemplo inspirador e motivador ao aparecimento de mais iniciativas idênticas!

Vamos Encantar Portugal com um Jardim em cada Canto!

@EvaDreamFlorirPortugal

Agradecimentos Especiais

– À APPP-FN, Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais

– À VERDE-AZEITONA, Produtora de Plantas Suculentas, Vendas Novas pela parceria proporcionada na finalização do Jardim ofertando 27 maravilhosas espécies de plantas suculentas diferentes das já existentes.

– À JUNTA DE FREGUESIA DAS AVENIDAS NOVAS pela liberdade e compreensão concedida aos moradores na invasão e modificação de um relvado em jardim por si cuidado, pelo apoio das suas equipas a necessidades especificas como a re-orientação da rega automática previamente existente, e por proporcionar o arranjo final do espaço envolvente deste jardim, embelezando-o ainda mais com a renovação do tapete de relva, colocação de passadiço circundante para melhor aproximação, e ainda o reforço no florir de canteiros contíguos.

Um Jardim que a todos ConVida a estarem presentes com os vizinhos na sua apresentação, dia 23 de Outubro, sexta-feira, pelas 11h00.

Localização: Edifício Bruxelas, Rua Julieta Ferrão x Rua Sousa Lopes (traseiras do C.C. Gemini)

Um artigo de Tó Romano.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version