Eventos

O Jardim Botânico da Ajuda recebeu a 3ª Festa Barroca

No dia 26 de outubro, sábado, o Jardim Botânico da Ajuda recebeu mais uma Festa Barroca, a terceira do género.

Nesta encenação o Marques de Pombal, primeiro ministro da época e o Domingos Vandelli, criador do jardim, foi recriado o dia da inauguração do primeiro Jardim Botânico Português, o “Jardim Botânico da Ajuda”.

Esta festa integrou a LisbonWeek’19, que este ano celebrou o bairro da Ajuda. Foi de facto um momento único, que nos levou a viajar no tempo pelos meandros do Jardim Botânico.

Uma tarde memorável em que pudemos assim acompanhar a visita do Marquês de Pombal ao Jardim com a sua segunda mulher, Dona Leonor Daun, sempre com a presença de perto das suas aias, criados e até o Patriarca de Lisboa da altura, Paulo de Carvalho e Mendonça.

Tivemos ainda oportunidade de conhecer alguns jogos de jardim que se faziam na época, pudemos ouvir a música da época, bem como assistir às danças com que a corte se divertia.

Vários momentos de poesia e muito mais numa recriação inesquecível onde o rigor dos trajes e da caracterização dos personagens foi irrepreensível.

Estiveram presentes mais de 2500 pessoas a assistir a esta festa, e foi mais uma oportunidade de visitar este maravilhoso jardim, desta vez guiados pelo seu criador (Domingos Vandelli) e pelo seu patrocinador (Marquês de Pombal).

Este Jardim Botânico merece ser visitado e apreciado, pela sua localização maravilhosa, pelo traçado, pela vista e principalmente pela coleção botânica, que recentemente foi ampliada com a oferta de uma coleção de próteas pela Flora Toscana, o maior produtor de próteas da Europa.

Gostou deste artigo?
Então subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar