Nossa Senhora da Encarnação, Leiria, Nossa Senhora do Castelo, Mangualde, Nossa Senhora da Piedade, Lousã.
A Região Centro de Portugal é rica em santuários onde coabitam práticas devocionais e lúdicas. São montes sacros envoltos por matas e bosques, centrados no templo que organiza todo o recinto e equipados com escadórios e quartéis, espaços de arraial e de merenda. São naturalmente miradouros excecionais e de referência. Selecionamos três santuários marianos e lugares antigos de peregrinação dos quais dois são dominantes sobre a paisagem urbana de Leiria e Mangualde e um terceiro localizado num lugar mais remoto, em plena serra da Lousã, junto ao castelo da Lousã ou de Arouce. São eles, respetivamente: Nossa Senhora da Encarnação, Nossa Senhora do Castelo e Nossa Senhora da Piedade.
Leia também:
Nossa Senhora da Encarnação, Leiria
Sabe-se da existência de uma ermida nos séculos VI e VII dedicada ao Arcanjo São Gabriel no Monte do Anjo. Junto a esta ermida, no século XIV, foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Encarnação e, desde então, passaram a registar-se diversos milagres que levaram à mudança do orago do monte sacro. Instituída a confraria de Nossa Senhora da Encarnação em 1588 e o crescimento continuado de peregrinos levaram à ampliação do templo, que ficou concluída em 1628, e mais tarde, na década de 1760, o bispo de Coimbra D. Frei Miguel de Bulhões e Sousa mandou construir o escadório. Hoje, o templo, está envolto por um alpendre nas fachadas principal e laterais. O escadório, com 162 degraus, parte do arraial, acedendo-se por um arco. O arraial, com a sua alameda de oliveiras, atualmente encontra-se muto reduzido considerando que chegou a ter praça de touros. A mata que envolve o monte é essencialmente constituída por pinheiros. As festas decorrem a 15 de agosto.
Nossa Senhora do Castelo, Mangualde
O santuário encontra-se numa encosta sobre a cidade no lugar de uma antiga ermida, remodelada e inaugurada em 1837. A igreja encontra-se no alto do monte e o seu escadório está equipado com quatro capelas dedicadas a Nossa Senhora da Conceição, a Nossa Senhora da Encarnação, a Nossa Senhora da Visitação e a Nossa Senhora da Assunção. O escadório teve a sua construção iniciada em 1750 e é da autoria de mestre Rafael Domingos Barreira. O sacro monte conserva importante património desde a Idade do Ferro, O castelo de Azurara foi construído sobre um antigo castro do qual, quando se percorre o escadório, ainda são visíveis panos de muralha. O adro da igreja tem um sobreiro monumental e, na sua envolvente, existe um amplo parque de merendas. As Festas de Nossa Senhora do Castelo são a 8 de setembro, por iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde.
Nossa Senhora da Piedade, Lousã
O santuário encontra-se no vale encaixado do rio Arouce, um afluente do Ceira, na EM580, junto ao castelo de Arouce. Tem como cenário a impressiva paisagem acidentada sobre formações xistentas e o castelo que pertenceu a uma das primeiras linhas defensivas criadas para controlar os acessos a sul de Coimbra na segunda metade do século XI. O santuário encontra-se sobre o monte fronteiro ao castelo e é constituído pelas capelas de São João (construída entre os séculos XIII e XIV), Senhor da Agonia (edificada no século XVIII) e Nossa Senhora da Piedade, sobre o cume rodeada de um pequeno adro. Junto ao castelo encontra-se a Capela do Senhor dos Aflitos. Em cada ano, no terceiro domingo de Páscoa, a imagem da Senhora da Piedade desce à vila da Lousã e aí permanece até ao sétimo domingo de Páscoa, o da Ascensão, regressando ao santuário. Um trilho traz-nos do centro da vila da Lousã, passa pelo castelo e pelo santuário e leva à praia fluvial da Senhora da Piedade e às emblemáticas Aldeias de Xisto.
Leia também:
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.