Notícias

Ovelhas ajudam na prevenção de incêndios no maior parque público de Madrid

Foto: Câmara Municipal de Madrid

 

A Casa de Campo, o maior parque público de Madrid, possui, desde fevereiro, um rebanho de cerca de 600 ovelhas a limpar a vegetação. Os animais que pastam no parque com 954 hectares têm a função de  prevenir incêndios e regenerar o solo. Para além de promoverem a biodiversidade, não causam erosão e não contaminam o solo. Algo que não aconteceria se a limpeza do terreno fosse feita por máquinas que gastam combustíveis e poluem o ambiente.

As vantagens são notáveis. A regeneração do terreno acontece por meio do estrume e dispersão de sementes de espécies vegetais de outras zonas que circulam no aparelho digestivo das ovelhas.

Como em junho as temperaturas em Madrid sobem para valores altos, os animais regressarão para a quinta de onde vieram. Esta é gerida pela cooperativa pecuária Los Apisquillos, em Puebla de la Sierra, a cerca de 110 km de Madrid. No mês de outubro voltam ao parque madrileno.

É possível apoiar o projeto contribuindo com um valor entre os 30 e 90€ anuais, passando assim a “apadrinhar” uma das ovelhas do rebanho. A autarca de Madrid, Manuela Carmena já o fez.
De acordo como o El País, a iniciativa está a ter uma boa recepção por parte do público.

Também Portugal e os Estados Unidos usam os rebanhos ovinos e caprinos como “serviços de bombeiros” improvisados.

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar