Na edição de janeiro/fevereiro da Jardins propusemos aos nossos leitores mais um desafio: praticar o Treespotting, ou seja, encontrar determinadas espécies de árvores num jardim ou numa rua em qualquer ponto do país. Este foi desafio:
Quem sou eu?
“Sou uma das cinco espécies cultivadas desde a Antiguidade e, na Roma Antiga, as coroas de casamento das jovens eram criadas com os meus ramos. Não sou muito grande e até me podem chamar arbusto, mas sou rica em significado! Os meus frutos com o seu cálice persistente já foram símbolo de reis e os gregos consagraram-me à deusa do Amor, Afrodite. As minhas múltiplas sementes com polpa vermelha representam ainda fecundidade e abundância.
Atualmente sou cultivada pelos frutos, mas também muito usada como ornamental. As minhas flores são cor de laranja viva e, no outono, a minha copa ganha tons de amarelo e cobre, onde os grandes frutos coloridos sobressaem como esferas suspensas. Além disso, sou pouco exigente em cuidados e estou perfeitamente adaptada à secura. Resta dizer que está quase na altura da colheita, por isso chego sempre a tempo para enfeitar a mesa do Natal e Ano Novo!”
Solução da árvore mistério do mês: Punica granatum L. – Romanzeira
Vencedor: Joaquim Raminhos