Novembro é mês em que a Natureza nos lembra que também ela cumpre o seu ciclo: as árvores despem-se das suas folhas, os espaços verdes e floridos dão lugar a espaços mais amplos dominados pelos tons terra e avermelhados dos ramos e folhagens secas, e o chão cobre-se de quentes mantas de folhas…
As dinâmicas podem deixar-nos um pouco mais pesarosos, mas esta é também a época em que surgem muitas oportunidades: é a altura ideal para repensar o seu jardim e aproveitar as chuvas e temperaturas amenas para antecipar os trabalhos de primavera! Dividir touceiras, remover plantas, transplantar exemplares reorganizando o espaço e plantar bolbos.
Na verdade, no clima mediterrânico, os trabalhos no jardim feitos nesta época do ano acabam por sair beneficiados, pois as temperaturas são mais baixas reduzindo a probabilidade de as plantas sofrerem de stresse por calor, mas também porque a humidade relativa faz com que os sistemas radiculares se estabeleçam com maiores taxas de sucesso. Estas são as razões pelas quais as árvores de folha persistente são normalmente plantadas e transplantadas nesta época – o sistema radicular da planta tem mais tempo para se estabelecer durante os meses
de outono e inverno.
E porque o outono não deve ser visto como uma estação triste e desinteressante, neste artigo retratam-se algumas plantas desta época e que poderão trazer algum ânimo para o exterior e interior das nossas casas.
Urze
Nomes científico: Calluna spp.
Nome comum: Urze, queiró, torga.
Família: Ericaceae.
Ciclo biológico: Perene.
Ao entrar num garden, nesta altura do ano vai ser invadido por uma perfusão de pequenas flores rosa, lilases e brancas que facilmente nos remetem para a nossa paisagem – as urzes! Variando entre o género Calluna e Erica, estas plantas de carácter arbustivo crescem entre os 20 e os 45 cm de altura e apreciam sol direto ou meia-sombra. São plantas fáceis de manter e poderão ser mantidas no interior ou no exterior de casa desde que se garantam altos níveis de luminosidade e solos bem drenados. É, sem dúvida uma planta de outono, articulando-se em pleno com as contrastantes coníferas rasteiras ou arbustos de folha perene. As urzes são frequentemente colhidas para jarra, pois, mesmo depois de secas, garantem cor ao interior das casas.
Cameleira
Nomes científico: Camellia japonica.
Nome comum: Cameleira, japoneira.
Família: Theaceae.
Ciclo biológico: Perene.
De folha perene, as cultivares de Camellia japonica florescem no final do inverno e início da primavera, reintroduzindo no jardim um toque de cor. Esta planta aprecia humidade e algum ensombramento, sendo sua floração estimulada pela humidade no solo. São plantas particularmente exigentes com o seu tipo de solo, pelo que, ao plantar na terra ou em vaso, certifique-se de que o substrato de plantação é ácido. A Camellia é outro exemplo de planta que, além de enriquecer o jardim no outono, poderá ser plantado em pote, numa varanda ou alpendre abrigados e também aproveitando as suas folhagens para jarra, para o interior da casa. Não se esqueça: no outono o importante é não desistir do jardim!
Jacinto
Nomes científico: Hyacinthus orientalis.
Nome comum: Jacinto.
Família: Asparagaceae.
Ciclo biológico: Bolbosa de flor perene.
O outono e início do inverno são as principais épocas para colocar na terra os bolbos que florescem na primavera, nomeadamente tulipas, narcisos, alliums e jacintos. Uma das bolbosas favoritas é o Jacinto – Hyacinthus orientalis, de folha carnosa de intenso verde que contrasta com as suas inflorescências de cores suaves e aroma inebriante. São relativamente fáceis de cuidar e, na primavera, além do aroma que emanam, tornam-se esteticamente muito bonitos, sobretudo quando mantidos em água, em vez de solo. Esta é a altura de plantá-los no solo se quisermos ter a sua floração na primavera, contudo, poderá encontrar bolbos já preparados para colocar em água que, nas condições ideais, ainda florescerão no início do ano! Mas, atenção, garanta que está a escolher os bolbos certos: os bolbos preparados recebem condicionamento térmico para que os botões florais se desenvolvam e cresçam durante o inverno.
Pode encontrar este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.