Plantas Ornamentais

Jacinto, uma flor para iluminar o inverno

Existem cerca de 60 cultivares Hyacinthus orientalis que abarcam quase todas as cores e produzem um efeito cromático espetacular.

Devem ser plantados em grupos com a mesma cor ou de cores semelhantes e em grande massa porque desta forma podem constituir massas de cor mais agradáveis.

No final de maio, as folhas dos jacintos amarelecem. Pode cortá-las a quatro centímetros do bolbo ou rente ao solo e guardar o bolbo.

Cada bolbo produz uma haste central com diversas pequenas flores laterais. A haste é rodeada por quatro a seis folhas estreitas e compridas que saem da base da planta. Pode plantar um ou vários bolbos por vaso, de preferência da mesma cor ou tonalidade.

Cultivo

Os jacintos devem ser plantados até ao final do outono. Não deve comprar bolbos noutras épocas, embora os encontre à venda em grandes superfícies, geralmente a preço bem mais económico. Não caia na tentação porque o mais certo é não florirem.

Escolha os bolbos mais saudáveis, sem “filhos” na base e enterre-os a uma profundidade com o dobro do seu tamanho, o pico para cima e a base um pouco mais achatada para baixo, de onde sairão as raízes.

Antes de colocar o bolbo, no fundo da cova aplique um pouco de terra solta misturada com areia de construção para permitir que a água das chuvas drene em condições. Aplique também adubo orgânico no fundo do furo de plantação.

Separe os bolbos deixando pelo menos um palmo entre cada planta. Após a colocação dos bolbos nas covas, calque suavemente a terra para não deixar bolsas de ar e regue apenas uma vez. Floresce em janeiro.

Proteção

Quando plantados no jardim, cubra os bolbos com palha seca ou folhas de árvore como medida de proteção contra a ação de alguns animais. Em meados de janeiro/ fevereiro, retire a cobertura do solo porque quando despontam as primeiras folhas, o jacinto agradece sol fraco e muita luz indireta. Mantenha a terra sempre fresca.

Fotos: GettyImages

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram

Poderá Também Gostar