Site icon Revista Jardins

Plantas com sabores surpreendentes

ARTEMÍSIA ABROTANUM
ARTEMÍSIA ABROTANUM
Artemísia abrotanum com sabores canforados

 

Eis uma seleção de plantas com sabores surpreendentes, perfeitas para quem gosta de experimentar novos aromas e sensações na cozinha ou no jardim. Cada uma traz uma experiência gustativa única, e muitas delas também têm valor ornamental e medicinal.

 

ARTEMÍSIA ABROTANUM

ABRÓTANO

Planta perene com uma folhagem cinza-prateada e com uma floração amarela muito aromática que aparece no final do verão. O seu sabor é muito característico, muito canforado. Tem propriedades medicinais, sendo utilizada em Itália em temperos, e os rebentos jovens são usados para aromatizar pudins e bolos.

 

PERILLA FRUTESCENS

SHISO

Uma planta perene também conhecida como manjericão-japonês, com um sabor muito original entre a erva-doce e a hortelã. Existe em verde e em encarnado. É muito utilizada em fresco para aromatizar sushi, kimchi ou chucrute. Se cozinhada, o sabor atenua-se e, se desidratada, pode também ser usada como corante vegetal.

 

Veja o vídeo:

Casa + Saborosa

 

RUNGIA KLOSII

É conhecida como planta-cogumelo. As folhas dos rebentos jovens podem ser comidas diretamente da planta ou em salada e sanduíches, fazendo mesmo lembrar o sabor dos cogumelos-de-paris; se as cozinhar, ficam a saber mais aos cantarelos. Tem uma floração azul desde o verão até ao outono. Não é muito resistente ao frio.

 

SPILANTHES OLERACEA

JAMBU

Trata-se duma planta originária da Amazónia, com muitas propriedades medicinais e que tem a particularidade de nos provocar uma sensação de dormência ou formigueiro na boca quando a comemos, levando-nos a começar a salivar. Parece que ficamos coma boca anestesiada. Mas é utilizada em vários pratos culinários tradicionais da região da Amazónia. Tive ocasião de a provar e a sensação é muito estranha.

 

BORAGO OFFICINALIS

BORRAGEM

Uma planta extremamente chamativa comas suas flores azuis originais. Muito melífera, atrai as abelhas por ser muito rica em pólen e néctar. As suas flores sabem ligeiramente a pepino e podem ser usadas em saladas, bebidas e até sobremesas. É fácil de cultivar, pois dá-se bem em todo o tipo de solo desde que tenha muito sol.

 

LEVISTICUM OFFICINALIS

LEVÍSTICO

É uma planta cultivada desde a Antiguidade pelas suas propriedades medicinais, sendo também muito conhecida por ser um intensificador de sabor dos alimentos (usam-se as folhas, raízes e sementes secas e trituradas). É utilizada em carnes e peixes grelhados e guisados de todo o tipo. Também é usada como planta ornamental.

 

AGASTACHE FOENICULUM

HISSOPO

É uma planta perene fácil de cultivar, com uma floração roxa muito ornamental que se prolonga durante a primavera e verão. Tem muitas propriedades medicinais, e as suas flores têm um sabor semelhante ao anis e são consideradas das mais saborosas de entre as flores comestíveis, sendo usadas em geleias, biscoitos e saladas. As folhas também são comestíveis e saborosas.

 

Leia também:

Um verão com mais sabor: aromáticas na cozinha

Exit mobile version