Nesta época balnear, desfrute da praia, onde o mar, a areia e as plantas são os protagonistas para um cenário tranquilo e revitalizante. Tantas vezes esquecidas, as plantas da flora dunar desempenham um papel importante além do estético: suster as areias.
Conheça algumas plantas costeiras e das dunas
As dunas que ocorrem na faixa costeira formam-se a partir de pequenas ondulações, começam a ser colonizadas por espécies pioneiras da flora, como o estorno (Ammophila arenaria), que vão consolidando as areias acumuladas e, com o tempo, a diversidade de vegetação começa a instalar-se.
As plantas que aqui encontramos, pela proximidade do mar, desenvolvem modificações adaptativas que lhes permitem resistir ao vento carregado de sal; à luz excessiva; às fortes amplitudes térmicas; à escassez de água e à fraca fertilidade dos solos.
As dunas são estruturas móveis e extremamente sensíveis ao pisoteio, constituindo um sistema de transição entre o meio terrestre e o marinho. A beleza paisagística deste património natural, que deve ser preservado e valorizado, apresenta uma rica diversidade botânica.
Leia também:
Plantas que resistem à seca e ao sol
Fotos: Pedro Arsénio . Este artigo teve a colaboração de Ana Raquel Cunha, Nuno Lecoq e Pedro Arsénio.
Leia também:
Plantas medicinais e comestíveis na flora silvestre
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.