Nos dias 9 e 10 de fevereiro, aproveite para se cultivar com alguma literatura, websites e séries na área da jardinagem e natureza. Estas são as nossas sugestões de fim de semana a pensar na sua horta e jardim.
Livros
“Orquídeas Selvagens no Algarve”
Autores: Sue Parker e Teresa Chuva
Editora: First Nature e APEJECM
Edição: 2017, 66 Páginas
Depois de lançar internacionalmente dois livros sobre orquídeas (“Wild Orchids of the Algarve” e “Wild Orchids of Wales”), Sue Parker junta-se agora a Teresa Chuva para o lançamento da versão portuguesa do livro sobre as nossas orquídeas algarvias, numa edição da APEJECM – Associação de Plantas e Jardins em Climas Mediterrâneos ou MGAP – Mediterranean Gardening Association Portugal.“Orquídeas Selvagens no Algarve” um livro que retrata muito bem a flora orquidácea existente na região sendo muito útil para quem quer conhecer e explorar essa zona. Ideal para quem gosta de fazer passeios pedestres e se interessa por orquídeas.
É ilustrado com boas fotografias e textos explicativos que nos permitem conhecer melhor as cerca de 30 espécies existentes na região algarvia, este livro tem o tamanho ideal para ser utilizado como guia de campo. Prático e portátil. Um pequeno livro que mostra um Algarve diferente e que merece ser explorado e preservado. O livro custa 12,00€ e pode ser comprado na APEJECM, bastando enviar um email para [email protected] ou nos eventos da associação.
Web
Cultivos da Caseiro
Susana Caseiro a autora deste blog. É licenciada em Engenharia Biológica e dedica-se ao mundo da jardinagem, horticultura e agricultura biológica caseira. Em 2010 lança a marca Plantit com modelos de hortas urbanas muito práticos e versáteis. Desde 2013 ministra workshops para ajudar as pessoas a criar a sua própria horta e a cultivar mais e melhor. Este blog recém lançado é uma ferramenta essencial para quem se está a iniciar nestes temas.
TV & Series
“Margaret Mee e a Flor da Lua” (2013)
Realização: Malu de Martino
Produção: Elisa Tolommelli
Um documentário sobre a vida e obra Margaret Mee, uma das ilustradoras botânicas mais conceituadas do século XIX. Ao longo das suas 15 expedições à Floresta Amazônica, Mee registou ilustrações e gravações de espécies, importantes para a pesquisa em Botânica. Para além do valioso legado iconográfico e artístico, reconhecido a nível internacional, este filme retrata o caminho da artista até à flor da lua, a sua luta ecológica e pioneirismo ambiental.
Pode assistir ao trailer deste documentário aqui.
Com Mariana Ginginha e José Santos
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.