Nesta semana do Natal que se prevê seja muito chuvosa, não descure as suas tarefas de jardinagem, e não se esqueça que deve dar especial atenção às plantas de interior, principalmente se a sua casa estiver muito aquecida. Se tem uma árvore de Natal natural, não se esqueça de a regar.
Os dias 22 e 23 são os melhores para semear ou plantar flores
Neste final de outono e inicio de inverno também há muitas plantas com flores bonitas, plante algumas no seu jardim, varanda ou terraço para garantir florações até ao final do inverno e inicio da primavera.
Há plantas que são por excelência as rainhas do inverno, as camélias e as azáleas são algumas delas.
As camélias ou japoneiras como são conhecidas Norte, começam a estar em flor um pouco por todo o pais, com especial relevo no norte, centro e Açores. É impossível ficar indiferente aos tapetes que formam com a caída das suas pétalas de várias cores e tons.
As camélias são flores mágicas que gostam de zonas com sol, solos profundos, ricos em matéria orgânica e pH ligeiramente ácido, suscitam grandes paixões e muitos coleccionadores pelo mundo todo.
As azáleas partilham das mesmas preferências em termos de solo, mas gostam de alguma sombra e frescura. Pode plantá-las em vaso desde que tenha o cuidado de utilizar substrato para plantas acidófilas e garantir uma fertilização anual. Não se esqueça que devem ser podadas quando terminar a floração.
Camélia
Azálea
Nos dias 24 e 25 deve semear ou plantar folhas
Chicória
Pode começar já as fazer as suas sementeiras de chicória, há muitas variedades de chicória, uma delas é a branca, também conhecida por endívia.
Esta é um herbácea anual da família das alfaces, muito apreciada na culinária francesa, em saladas, sopas e molhos. Caracteriza-se pelo seu sabor amargo, que se intensifica tanto mais quanto maior forem as horas diárias de exposição solar.
Como cultivar
Para as cultivar com sucesso deve ter um solo bem drenado, rico em matéria orgânica, temperaturas entre 14-16 ºC, sol direto e regas regulares sem encharcar. Pode semear em tabuleiro ou diretamente no local definitivo, também pode ser facilmente cultivadas em vasos ou floreiras de tamanho grande.
Deve ter o cuidado de mondar regularmente para evitar que as infestantes entrem em competição com as chicórias.
A colheita é feita 50-100 dias após a sementeira.
Propriedades medicinais da chicória
São plantas muito ricas em vitamina A, complexo B, C e D bem como em cálcio, ferro e fósforo. Têm propriedades diuréticas, depurativas e laxativas.
Dica
Muitas vezes as chicórias não são apreciadas pois o seu sabor é demasiado amargo.
No entanto há um truque para que não fiquem tão amargas, consiste em privá-las de sol durante 15 dias antes da colheita. Tape o centro da planta com um tela, uma vaso ou um prato, se for em vaso coloque num local escuro.
Os dias 26 e 27 são os melhores para semear ou plantar frutos
Morangos
Pode começar já a transplantar e a dividir um dos frutos mais apreciados na primavera e no verão, os morangos.
Tenha em atenção que há dois tipos de morangueiros: os remontantes (crescem continuamente entre junho e outubro, são os mais interessantes para ter na horta ou no jardim, ou mesmo em vaso) e os não remontantes (que apenas produzem morangos uma vez entre abril e junho) começam mais cedo mas produzem menos tempo.
Pode plantar os remontantes agora no inverno nas regiões menos frias, pois aguentam algum frio no inverno, começam a florescer na primavera.
Como cultivar
Os morangos para se desenvolverem em boas condições fitossanitárias e para produzirem bastantes frutos necessitam de pelo menos 6 horas de sol direto por dia.
Não toleram a secura e preferem um solo com pH entre 5,3-6,5. Se tiverem espaço e quiserem ser autónomos na produção de morangos, devem plantar 30 morangueiros ( para uma família de 4 pessoas).
Deixe uma distância entre linhas de 1 m e entre plantas de 50-60 cm. A produção de morangos é melhor se o solo se mantiver fresco e húmido, para tal pode recorrer à utilização de mulching com palha (o nome em inglês strawberry é exatamente por isso “baga da palha”.
Propriedades medicinais e benefícios dos morangos
São frutos pouco calóricos e quando comidos frescos ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, são adequados para dietas de emagrecimento e também para diabéticos.
É um antioxidante natural, promovendo a saúde ocular, é também um anti-inflamatório natural.
Rico em vitaminas C e B6, em ácido fólico, ómega 3, fósforo, magnésio, manganês e ainda em potássio, vasodilatador natural, o que torna um excelente aliado do coração.
O dia 28 é o ideal para semear e plantas raízes
Curcuma
Pode aproveitar estes dias para plantar um rizoma essencial para aromatizar uma série de pratos mais ou menos exóticos.
A curcuma é uma planta rizomatosa de climas tropicais mas que é relativamente fácil de cultivar em casa.
Como cultivar
Deixa-se a germinar num local húmido e depois planta-se deixando os rebentos para cima e não enterrando completamente. Faz-se a colheita quando as folhas secam. Deve guardar uma parte para plantar.
Nas zonas mais frias do país deve conservá-la dentro de casa. Tem uma floração muito bonita.
Utilização
Um rizoma que se utiliza para aromatizar e dar cor amarela aos bolos, bolachas, carnes, legumes, etc.
Propriedades e benefícios da curcuma
Tem uma forte ação anti-inflamatória, prevenção das doenças degenerativas como alzheimer e Parkinson.
Nos dias 22 a 28 aproveite para eliminar infestantes e combater pragas
Embora nesta época de final de outono com a baixa de temperatura diminuam algumas pragas, há outras como as lagartas que estão bastante ativas.
Combata-as com recurso ao uso de bicarbonato de sódio ou pimenta de caiena, deve dissolver em água e pulverizar.
Com a humidade também começam a aparecer mais plantas infestantes, vá fazendo mondas regulares para proteger as suas culturas da concorrência.
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.