Revista Jardins

Tarefas da semana: 30 de junho a 6 de julho

Uma semana em que as temperaturas vão começar a subir mas ainda vai a tempo de fazer uma série de plantações e sementeiras. Pode ainda plantar algumas árvores de fruto desde que tenha o cuidado de as regar com frequência nos dias mais quentes. Esta é também a época em que deve fertilizar e regar a horta com frequência.

Nos dias 30 de junho e 1 de julho plante e semeie raízes

Cultivar cenouras é muito fácil. É inegável que estas são um legume muito versátil, saudável e delicioso. Podem ser consumidas cruas e versáteis, cozidas, assadas, salteadas, etc e podem ser usadas para bebidas, entradas, pratos principais ou sobremesas. A sua ramagem além de ser comestível, é também muito decorativa. Há cenouras de várias cores, amarelas, encarnadas e bordeaux, embora as mais comuns sejam as cor de laranja.

 Condições de cultivo

Gostam de zonas frescas, preferem a meia sombra e solos arenosos, leves e com alguma profundidade. É importante tirar as pedras do solo para que elas cresçam direitas e sem obstáculos. Deve fazer a sementeira em local definitivo pois não se conseguem transplantar facilmente. Semeie em sulcos deixando 40 cm de afastamento entre linhas. Em vaso escolha uma floreira retangular com pelo menos 40 cm de profundidade para que as cenouras se consigam desenvolver em boas condições.

Leia também: Cenoura, ficha de cultivo

Propriedades medicinais e benefícios da cenoura

A cenoura é muito rica em vitamina A, C e E bem como em cálcio, potássio e sódio. É um legume anticancerígeno, depurativo, calmante, laxante e regenerador hepático. O consumo da cenoura crua ou cozinhada está aconselhado para o combate e alivio de infeções pulmonares, esgotamento, obstipação intestinal, problemas de pele, problemas de visão, nervosismo, etc.

Nos dias 2 e 3 de julho plante e semeie flores e arbustos

Nos meses de maior calor é importante termos plantas que necessitam de pouca rega e poucos cuidados de manutenção, por uma questão de sustentabilidade mas também porque por vezes são períodos de férias em que não temos tanta hipótese de regar as nossas planta. Optar por plantas xerófitas (resistentes à secura) é sempre uma boa opção: experimente plantar o fórmio, é lindo e resistente.

Também conhecido como linho-da-nova-Zelândia, ou fórmio.  São plantas muito resistentes, com rizomas bem desenvolvidos e folhagem ornamental. Consoante a variedade podem atingir até 3 m de altura. Há variedades com folhagem de cores e formas muito diferentes, vários tons de verde, amarelo, cor de laranja, roxo, etc.

As inflorescências surgem normalmente na primavera e são de cor encarnada.

Na Nova Zelândia  as fibras extraídas das suas folhas são utilizadas para fazer cestos e outras peças de artesanato.

Veja o vídeo: Plantas xerófitas

Condições de cultivo

Necessitam de muitas horas de sol, algumas das variedades conseguem viver em zonas de meia sombra.

Preferem solos férteis e bem drenados, e enriquecidos com matéria orgânica.

Necessitam de regas regulares e fertilização na primavera e verão.

No dia 4 plante e semeie folhas

Couves kale

Comer legumes de folhas verdes, ricos em fibra é muito bom para a saúde, e as couves em especial são um excelente alimento. As couves são imprescindíveis na dieta mediterrânea e está provado que o seu consumo faz muito bem à saúde em geral.

São muito fáceis de cultivar e há neste momento uma série de couves diferentes no mercado, desde a tradicional couve-portuguesa, a penca, a coração, a lombarda até à famosa frisada (kale) que está tanto na moda por ser uma excelente fonte de proteína. Esta é daquelas couves que se pode consumir fresca, em saladas ou smoothies, mas que também é deliciosa salteada, cozida, etc.

Leia o artigo: Quase tudo sobre couves

Condições de cultivo

Não são exigentes em termos de tipo de solo, desde que este seja bem drenado. Gostam de zonas com muito sol, devem ser regadas quando está muito calor. Pode fazer sementeiras em cuvetes e mais tarde transplantá-las. São fáceis de cultivar em vaso ou floreira, desde que este tenha pelo menos 40 cm de profundidade para que as raízes se desenvolvam em boas condições.

Propriedades medicinais e benefícios das couves

O seu consumo regular reforça o sistema imunitário, são um excelente antioxidante, principalmente as que têm as folhas de cor verde mais escura. Favorecem a saúde dos ossos e do coração.

Nos dias 5 e 6 plantar e semear frutos

Lima

As limas são muito utilizadas em bebidas, cocktails e vários pratos tropicais e asiáticos, são fáceis de cultivar no jardim ou mesmo em vasos desde que tenham bastante calor e sol direto.

A lima foi trazida para a Europa, pelos árabes, recebidas da Índia através da Pérsia, Palestina e Egipto. Na viagem às Índias,  Cristóvão Colombo transportava nos seus barcos, limas ácidas para alimentação dos marinheiros. A maioria dos citrinos, incluindo as limas, foram introduzidos no Brasil pelos portugueses.

É uma pequena árvore que não ultrapassa os 4 -5 m de altura e tem uma copa densa.

Veja o vídeo: Como plantar e fertilizar citrinos

Condições de cultivo

Adapta-se a quase todos os tipos de solo, incluindo os alcalinos, (embora o pH ideal seja entre 6-7) mas prefere os de textura arenosa, silico-argiloso com boas quantidades de húmus ou franco-arenosos, profundos e bem drenados. Gosta de temperaturas entre os 25-30 mas não aguenta temperaturas muito baixas (morre abaixo dos -5ºC), precisa de muitas horas de sol e calor para se desenvolver.

Cuidados de manutenção

Quando a plantar deixe um compasso de plantação de 4 x 5,5 m. Necessita de regas regulares nos períodos mais quentes do ano e de podas de limpeza no final do inverno.  Deve ser fertilizada  no outono com Estrume (cavalo, frango ou caprinos), farinha de ossos, composto e terra vegetal e alguma cinza de madeira. Pode-se aplicar adubo líquido para citrinos pelo menos uma vez por mês na primavera e verão.

Propriedades e benefícios da lima

É um fruto muito rico em acido cítrico, vitamina C, B9, A, E, tem grandes quantidades de bioflavonoides sendo o citrino mais acido de todos. Contem potássio, cálcio e fosforo

 Leia também: Receitas com lima

Nos dias 1,2,3,4 e 5 são os dias ideais para combater pragas e doenças

Com as variações de temperatura e humidade que se têm feito sentir nas ultimas semanas, as cochonilhas, pulgões, aranhiços e fungos em geral tendem a aparecer em todo o tipo de plantas veja nos nossos vídeos como pode combater com essas pragas e fungos.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version