Eventos Notícias

Tendências de jardinagem: Spoga+Gafa 2019

Mais uma vez, a Spoga+Gafa, em Colónia, transforma-se no local onde o mundo dos jardins e da jardinagem se encontram e onde se podem ver todas as novidades deste sector.

Spoga+Gafa 2019: Foram três dias intensos com expositores dos vários segmentos: Garden Unique, Garden Creation and Care, Outdoor Kitchen World, Outdoor Living, City Gardening, POS Green Solutions, etc, com produtos e novidades para todos os tipos e espaços exteriores.

Com um programa vastíssimo de talks, apresentações e workshops, terminou mais uma edição desta que é a maior feira do sector para esta área de negócio.

City gardening

Este foi o grande mote desta feira, a preocupação com as pessoas que gostam de jardinar, mas não têm jardim.

Cada vez há mais pessoas a mudarem-se para a cidade. São muitas as soluções disponíveis para ter plantas em casa.

Plantas de interior

Estas voltaram a ser uma das maiores tendências de decoração, não apenas uma planta ou duas mas ambientes cheios de plantas de várias formas, tamanhos, cores e folhagens – viver no meio de uma selva urbana passou a ser uma moda saudável.

As plantas suculentas e os catos são das favoritas. Os jardins verticais e as plantas suspensas são outra tendência que de forma muito natural transforma um espaço, deixando-o muito mais bonito e saudável.

Hortas urbanas e jardins de aromas

Cultivar os seus alimentos é algo que tem mais adeptos todos os dias; quem já cultiva sabe como é viciante semear, plantar, colher, regar e podar. Depois de começar, queremos sempre ter mais alimentos por perto.

Muitas são as soluções de hortas urbanas, para todo o tipo de espaço, de ambiente de decoração, etc., caso das estruturas para colocar no chão, na parede, empilháveis, para pendurar nos varões das varandas, nas janelas, nas cozinhas.

Garden Creation and Care

Este é um segmento onde se pode encontrar todo o tipo de materiais, ferramentas, acessórios, equipamentos, para jardinar com sucesso.

Há uma variedade impressionante de tudo aquilo que um jardineiro, urbano ou não, pode precisar, kits de ferramentas ergonómicas e adaptadas para todo o tipo de tarefas, luvas, botas, chapéus, para jardinar de forma confortável mas em grande estilo.

Jardinar com as crianças

As crianças não foram esquecidas e são muitos os acessórios dedicados a elas, os vasos da Lechuza em parceria com a Playmobil são uma das grandes novidades.

Há também uma serie de pequenas hortas, vasos coloridos, ferramentas, equipamentos, etc. de cores alegres e apelativas que vão motivá-las a jardinar e a cultivar.

Decoração de exterior

Nos pavilhões dedicados à decoração e mobiliário de exterior, há opções para todo o tipo de espaços, estilos de decoração e orçamento.

Mobiliário para refeições no exterior, verdadeiras salas de estar na rua, decoradas com requinte e sofisticação, com simplicidade e depuração, mas sempre com o mesmo objetivo: prolongar a casa para o exterior, o conceito in/out cada vez mais na moda.

Garden Unique

Este é o meu pavilhão favorito na Spoga+Gafa, onde as grandes marcas como a Stern, Nardi, Houe ou Lafuma apresentam as suas novidades. Aqui podemos ver mobiliário de grande qualidade e design excecional.

As cadeiras Click, da Houe, são lindas e a mesa Edge, uma peça depurada e única, ganhou um German Desing Award em 2019.

Além das marcas habituais, há sempre marcas novas a lançar produtos originais. Um dos que me chamou mais a atenção foi o baloiço Blue Lagoon, da Unknown Furniture.

Este baloiço foi desenvolvido por uma empresa dinamarquesa a partir de fibras de basalto vulcânico, um material utilizado na construção desde a antiguidade, mas que aqui é elevado a outro nível.

Tive a oportunidade de me sentar dentro deste baloiço e a sensação é a de estar num ninho, protegido e confortável.

O autor destas peças é o designer Raimonds Cirulis, que é o primeiro designer do mundo a usar fibras de basalto vulcânico no fabrico de mobiliário.

Estilo de decoração

É difícil definir um só estilo de decoração como tendência, são vários, desde os mobiliários mais rústicos aos mais sofisticados, podemos viajar pelo mundo e ver peças étnicas orientais ou africanas combinadas com tecidos alegres, padrões florais ou geométricos, criando ambientes hippie chic de inspiração étnica, muito confortáveis e onde apetece estar, com baloiços, cestos suspensos, carrancas, vasos de cerâmica e cadeiras em madeira ou bambu.

Para os amantes do estilo vintage são muitas as peças de mobiliário e de decoração que aparecem,

móveis em madeira e ferro, bicicletas antigas, carrinhos de jardim, vasos em chapa, etc.

O estilo nórdico continua a ser um dos preferidos, com a suas linhas simples, materiais de qualidade.

Sustentabilidade e reciclagem

Para mim, uma das grandes novidades deste ano foi a maior preocupação com a sustentabilidade e reciclagem. Grande parte das marcas de vasos de plástico já os fabrica com plástico reciclado e esse facto está referido com grande destaque em grande parte dos expositores.

Compostagem

Este é um tema que está na ordem do dia – o “faça solo, não faça lixo” é algo que se tornou obrigatório em toda a gente que gosta de jardinar e tem preocupações ambientais. Pela primeira vez, vi uma grande oferta de compostores de pequena dimensão.

Biodiversidade

Este é um tema que preocupa cada vez mais pessoas, chamar insetos e outros animais como pássaros para os seus jardins. Para isso há uma enorme oferta ao nível das casinhas para pássaros e de hotéis para insetos, que aparecem de várias dimensões, para todo o tipo de jardim, tive oportunidade de ver estes hotéis no Jardim Botânico de Colónia.

Gardena awards

Este ano, pela primeira vez os Gardena Awards for Innovative Startups foram atribuídos em parceria com a Koelnmesse; os três finalistas estiveram presentes e foi conhecido o vencedor durante a feira. Este prémio é dirigido a startups que atuem nos seguintes segmentos de negócio: jardinagem e rega inteligente, jardinagem e horticultura urbana, criação de equipamentos para jardinagem urbana.

Os três finalistas foram as empresas Geco, Fyta e Get it done, tendo a Fyta sido a vencedora com um produto muito inovador, uma sonda que é colocada nos vasos e que está ligada a uma app que nos dá todas as informações sobre as necessidades da planta relativamente a água, luz, fertilizantes, etc.

A proposta da Geco é um sistema de cultivo de hortas verticais em madeira que cultiva em terrabioponik, um sistema de cultivo totalmente ecológico.

A terceira empresa finalista foi a Get in done, que é uma plataforma que reúne técnicos qualificados na montagem e manutenção de equipamentos de jardim, jardinagem, BBQ, etc.

BBQ e Outdoor kitchen

É interessante perceber a grande variedade de produtos que aparecem na área dos BBQ e cozinhas de exterior, desde equipamentos altamente sofisticados como grelhadores ligados a apps que se podem controlar pelo smartphone até grelhadores básicos para se levar na bicicleta para um piquenique.

Lareiras de exterior

As lareiras de exterior e o fogo de chão, além de serem um elemento trendy do momento, são uma forma de prolongar a utilização do seu espaço exterior mesmo quando está frio.

A Spoga+Gafa em números

40.000 visitantes – 65% estrangeiros de 124 países

2281 expositores – 86% expositores de 67 países

230.000 m2 de exposição

O maior número de expositores é da Holanda, França e Itália, embora haja um número crescente de expositores chineses.

Gostou deste artigo?
Então subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar