Revista Jardins

Xarope de casca de banana

Extremamente fácil de fazer, é muito barato e requer apenas quatro ingredientes.

xarope de casca de banana

2 frascos | 55 minutos

A banana, embora originária do sudeste da Ásia, rapidamente conquistou terreno e admiradores pelo mundo fora, sendo hoje cultivada em praticamente todas as regiões tropicais, incluindo na ilha da Madeira. Deliciosa, cheia de nutrientes e com um sabor doce que agrada à maioria das pessoas, tornou-se presença assídua nas prateleiras de qualquer supermercado. Por isso, não é de admirar que seja a segunda fruta, a seguir à laranja, a ser mais consumida no planeta, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

No entanto, apesar de igualmente rica em fibra e potássio, uma parte dessa fruta acaba sempre atirada para o lixo: a casca. A verdade é que esta “embalagem natural”, que torna a banana tão prática para ser ingerida em qualquer lado, pode ser utilizada em diversas receitas, tanto doces como salgadas. Utilizar a sua casca é uma forma de não só evitar o desperdício alimentar, aproveitando ao máximo tudo aquilo que é possível consumir, como ainda de retirar alguns benefícios para a saúde. Numa edição anterior, já aqui trouxe um delicioso bolo feito com as cascas da banana. Desta vez, proponho transformá-las num xarope. Este xarope é extremamente fácil de fazer, muito barato e requer apenas quatro ingredientes. Depois de pronto, torna-se bastante versátil, podendo ser usado tanto como acompanhamento das suas panquecas ou waffles matinais, como para dar um toque extra nas suas bebidas mais elaboradas. Outro ponto positivo é que pode substituir na perfeição o mel, uma ótima opção para quem segue uma alimentação vegetariana. Portanto, da próxima vez que comer uma banana e for deitar as cascas fora, pense duas vezes.

Ingredientes

4 cascas de banana maduras
3 chávenas de água fria
2 chávenas de açúcar (branco ou de coco)
1/2 colher de sopa de extrato de baunilha

Preparação

Lave as cascas de banana em água fria para remover qualquer sujidade. Coloque-as numa panela grande e cubra com três chávenas de água. Leve ao fogo e, assim que levantar fervura, tape e deixe cozer dez minutos.

Após esse tempo, retire do fogo e reserve, ainda tapado, cerca de três horas ou durante a noite. Isso permitirá que a água ganhe um forte sabor a banana. No final, retire as cascas, descarte-as e passe a água restante por um coador para retirar as partes mais fibrosas que possa ter.

Meça a quantidade de líquido que sobrou e adicione a mesma quantidade de açúcar. Devolva tudo à panela, mexa bem e volte a levá-la ao fogo médio, certificando-se de que o açúcar se dissolve na calda. Deixe a mistura engrossar até o líquido reduzir para metade e ganhar uma consistência semelhante à do mel.

Despeje em recipientes com tampa previamente esterilizados. Feche os frascos de imediato e vire-os ao contrário, deixando-os assim até arrefecerem por completo e, desta forma, ganharem vácuo natural que ajudará o xarope a preservar-se por mais tempo. Guarde-os até três semanas no frigoríco.

 

Gostou deste artigo? Pode ver mais receitas aqui.

 

Leia também a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Exit mobile version