Pragas e Doenças

Como acabar com ratos e ratazanas no jardim

Quem é que nunca teve a surpresa inesperada e muito inconveniente destes roedores no seu jardim? Fique a conhecer as principais características desta praga e saiba como a combater com sucesso.

Praga

Ratazana Preta (R. Rattus), Ratoespigueiro (Micromys minutus), Ratazana-castanha (Rattus norvegicus), Rato do campo (Microtus agrestis), Ratinho do campo (Apodemus sylvaticus).

Características

São geralmente de cor cinzenta preta ou castanha.

Ciclo Biológico

A maioria dos roedores, reproduz-se intensamente na primavera e verão, gerando uma média de cinco crias/ninhada. A ratazana castanha tem uma gestação de 23 dias, tendo a fêmea 6-9 crias num ninho que constrói com ervas e folhas. As fêmeas podem iniciar uma nova gestação, imediatamente após o nascimento de uma ninhada.

Plantas mais sensíveis

Forragens, plantas da horta (ervilhas, feijões, batatas, pepino doce, etc.) e algumas fruteiras.

Danos/Sintomas

Todos os roedores são herbívoros por natureza, o que não quer dizer que algumas não comam insectos, coelhos, aves e até peixes. Os estragos nas plantas podem ser variados, desde sementes (especialmente de cereais) a frutos e legumes, nada escapa. Roem caules, comem frutos junto ao solo e fazem galerias superficiais, comendo raízes e tubérculos.

Combate biológico

Prevenção/aspetos agronómicos

Plantar algumas plantas aromáticas, repelentes, como a arruda, Loendro (Nerium oleander) e Figueira do Inferno (Datura stramonium); Proteger as árvores jovens com protectores de plástico; montar armadilhas nos locais mais atacados; Não colocar “mulch” junto das árvores e plantas.

Luta biológica

Estimular os predadores naturais como algumas aves de rapina (falcão, mocho, águia, etc.) e mamíferos carnívoros (gatos e outros felinos).

Foto: Pixabay

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar