Aromáticas e Medicinais

Manjerico, a planta dos Santos Populares

Nesta altura do ano, os manjericos encontram-se à venda em todo o lado. No entanto, muitas pessoas não sabem como tratar deles.

O que é o manjerico?

O manjerico é uma herbácea muito aromática de folhas pequenas e ovaladas cujo nome científico é Occimum minimum. Esta planta, originária do Médio Oriente, é da família do manjericão e é usada nestes países como aromática, condimentícia e medicinal. Entre nós, é muito procurada na altura dos Santos Populares para decoração, mas sobretudo pelo seu perfume inebriante e singular. Além de terem um aroma muito agradável servem de repelente de insetos.

Como cultivar

Os manjericos são plantas com ciclo de vida anual. Podem e devem semear-se no fim do inverno, em substrato rico em matéria orgânica, num local com muita luz. Colocando várias sementes no mesmo vaso, conseguir-se-á que se forme um tufo denso e arredondado. Deve-se manter o substrato húmido borrifando regularmente e, em condições normais, estará bem formado em junho. Depois de florescerem, durante o verão, dão sementes e morrem no outono.

Como manter um manjerico?

Os manjericos gostam de locais com muita luz, mas resguardados do sol direto, sobretudo o da tarde. O ideal é estarem em vasos de barro por serem porosos e permitirem que as raízes respirem. O substrato deve ser mantido húmido e, nos dias mais quentes, deve colocar-se um prato com água no fundo do vaso para manter a planta hidratada. Quando começar a dar flor, uma poda ligeira ajudará a prolongar a vida do manjerico.

“O manjerico só pode ser cheirado com a mão”: mito ou verdade?

É uma frase que ouvimos desde sempre sem perceber bem porquê. O facto é que esta afirmação não passa de um mito sem qualquer explicação científica. Os manjericos são plantas sensíveis que, por vezes, duram apenas poucas semanas, pelo que na verdade este mito não passa de uma desculpa para justificar a sua morte.

Tome nota

Nome vulgar Manjerico

Particularidade Aromática e condimentícia

Local de Plantação Ao pé de uma janela, com muita luz mas sem sol direto

Utilização Arraiais dos Santos Populares, como repelente de insetos ou em culinária

A tradição dos Santos Populares

O manjerico é um dos símbolos das festas dos Santos Populares. Não há arraial de Santo António, São João ou São Pedro que não inclua esta mítica planta. A tradição diz que, no dia de Santo António, os namorados devem oferecer um manjerico devidamente ornamentado com uma flor de papel colorida e uma bandeirinha com uma quadra alusiva à ocasião.

Fotos: Tiago Veloso, Thinkstock

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar