Plantas que podemos ter em segurança no exterior sem pôr em causa o bem-estar nos nossos companheiros.
Em agosto não podemos evitar a vida no exterior! O calor invade as nossas vidas e a vontade de usufruir dos cantinhos verdes é maior do que
em qualquer época do ano.
É também nesta altura que muitas pessoas se apercebem que as plantas que têm no seu jardim ou varanda poderão não ser as mais aptas para os seus animais de estimação, sobretudo se estes forem novinhos e/ou muito curiosos! Por este motivo, este mês trago algumas sugestões de plantas “amigas dos animais” que podemos ter no exterior sem comprometer o bem-estar nos nossos companheiros. É importante ter em conta que, enquanto algumas plantas podem apenas causar desconfortos digestivos quando ingeridas, um pequeno número de plantas pode ser fatal para os nossos animais de estimação!
10 Plantas pet-friendly para exterior
Alecrim
Aromáticas – Quase todas as plantas aromáticas que não representam perigo para os humanos são seguras também para os animais de companhia. A salva, o alecrim, a alfazema, a hortelã, os tomilhos, a camomila, o manjericão, o endro… todas têm hábitos de crescimento diferentes e podem ser articuladas com plantas ornamentais. Os tomilhos formam fantásticas coberturas de solo, e as hortelãs crescem rapidamente, conferindo um aroma refrescante ao espaço. Os alecrins formam excelentes sebes de compartimentação e as alfazemas garantem o verde-glauco que quebra qualquer monotonia de tons. Entre 900 variedades de salvas certamente irá encontrar as cores perfeitas para o seu jardim e garantir o bem-estar do seu patudo!
Girassol
Girassol – Nenhuma planta grita mais verão do que o girassol! Esta encantadora planta é uma herbácea anual que necessita de sol direto e muita água, mas deve ser protegida do vento. Pode ser cultivada como exemplar único ou em maciços e é segura para cães e gatos!
Tagete
Tagetes (cravos-túnicos) – Além de coloridas, as tagetes são plantas melíferas – atraem abelhas para o jardim e funcionam como uma forma natural de controlo de pragas. Pode tê-las em vasos, floreiras e canteiros pois nenhuma parte da planta representa perigo para os patudos.
Leia também “Animais amigos do seu jardim”
Brincos-de-princesa
Brincos-de-princesa – As fúchsias não deixam ninguém indiferente pela perfeição e beleza das suas formas. No nosso clima, trata-se de pequenos arbustos de hábito semiperene que crescem entre 80 cm 100 cm. Desenvolvem-se bem em canteiros e ficam magníficas em vasos de suspensão!
Rudbeckia
Rudbeckia – Muito semelhantes a margaridas mas com “olho negro”, estas herbáceas estão no seu expoente máximo nesta época do ano. Em canteiros e bordaduras, formam maciços de flor maravilhosos mas também se adaptam a vasos, potes e floreiras.
Hibisco
Hibisco – À exceção do Hibiscus syriacus, a generalidade dos hibiscos é segura para os amigos de quatro patas! Estes arbustos são de simples manutenção, sem exigentes necessidades hídricas, e a sua floração exuberante não deixa ninguém indiferente! Use e abuse desta planta de variadíssimas cores: em sebe, em maciços, em vaso, em floreiras ou mesmo isolados.
Magnólia
Magnólia – Ninguém fica indiferente a esta majestosa planta. Se procura uma árvore ou um grande arbusto que não represente perigo para os seus animais de estimação, as magnólias podem ser a solução. Existem cerca de 80 variedades de magnólias entre perenes e caducas, com variadíssimas cores de flores desde o branco-leite ao lilás-escuro. Até ao momento, nenhuma delas foi considerada tóxica para animais.
Lagerstroemia
Lagerstroemia – Bela pela sua simplicidade, esta árvore de folha caduca encanta pelos seus coloridos cachos que surgem no verão e pelos tons ocre que adquire no outono. Esta planta de crescimento rápido não é tóxica para cães nem gatos e requer pouca atenção uma vez estabelecida!
Camélia
Camélia – Estes grandes arbustos ou pequenas árvores de folha perene são também inofensivas para os animais de estimação. No jardim, podem ser plantados como elementos singulares, como sebe ou compartimentação. A maioria produz floresce na primavera e existe uma imensidão de flores de colorações diferentes. O seu crescimento é lento e apreciam climas húmidos. Trata-se de uma planta acidófila pelo que se deve garantir um substrato ácido e rico em matéria orgânica.
Petúnia
Petúnia – Indiscutivelmente uma das mais versáteis plantas anuais que florescem na primavera e no verão. As Petunia spp. são herbáceas anuais que surgem numa panóplia de cores que se estendem durante largos meses. São plantas de sol pleno que toleram algum frio mas não geada. Fazem excelentes coberturas de solo e são ideais para suspender ou para plantar em vaso. Todas as partes da planta são seguras para animais de estimação.
3 Plantas de exterior a evitar
Cyca (Cycas revoluta)
Todas as partes desta planta são tóxicas por ingestão para cães sendo as sementes o mais tóxico.
Loendro (Nerium oleander)
Apenas uma pequena porção ingerida desta bela flor pode ser tóxica – até mesmo mortal para cães e gatos.
Tomateiro (Solanum lycopersicum)
Curiosamente o tomateiro (folhas e frutos verdes) é tóxico para cães. A ingestão pode causar arritmias cardíacas, salivação abundante, vómitos e diarreia.
O universo de plantas pet-friendly para o seu exterior é enorme e estas são apenas algumas ideias para este verão! Contudo, tenha em consideração que, dentro da mesma espécie, algumas variedades podem ser seguras, mas podem existir outras que não o sejam. A Horticutural Trades Association (HTA) tem, ao longo dos anos, desenvolvido guias de toxicidade das plantas mais encontradas no mercado (anglófono) e que ajudam a compreender quais as plantas que podem representar algum perigo para pessoas e animais de estimação. Se o tema o preocupa, não deixe de consultar o site.
Leia também “Dicas da Stihl: Dê vida ao seu jardim”
Pode encontrar este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.